Defesa Civil segue em alerta até este sábado, em todo o Estado, em decorrência das chuvas, que já causaram destruição no Rio Grande do Sul. O repórter Ernesto Júnior conversou com exclusividade com o diretor de desastres da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, Coronel Laureano.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
“É uma questão complexa o desenrolar até o próximo sábado, porque os modelos meteorológicos apontaram acumulados entre 150 e 200 milímetros distribuídos nessa faixa de divisa com o Rio Grande do Sul”
Veja mais:
Governo adia Concurso Unificado no país devido as chuvas no RS
CBMSC aciona Força-Tarefa em resposta às chuvas em Santa Catarina
A fala do Coronel foi em resposta ao questionamento sobre as possibilidades para sexta e sábado. Ele lembra que, na quinta-feira, aconteceu o maior acumulado de chuvas em Santa Catarina. Foi neste momento que algumas cidades da região meio oeste, como Ipira e Capinzal, foram duramente castigadas.
“Nenhum deles ainda atingiu o volume esperado até este sábado 4 de maio”
Questionado pelo repórter Ernesto Júnior sobre as possibilidades de que as situações parecidas aconteçam novamente, o diretor da pasta afirma que os cuidados são no agora. “A previsão meteorológica que mais nos preocupa é com esse período até sábado”, afirma.
Ele lembra que o sol deve se fazer presente entre o sábado e a segunda-feira. Porém, existe a possibilidade de chuvas no início da próxima semana. Porém, sem a confirmação de intensidade tal qual a observada agora.
O Coronel Laureano enfatiza que, em emergências, os catarinenses precisam ficar atentos, pois, diferente do Estado vizinho, em Santa Catarina, a preocupação é com as movimentações de solo. “Com o cenário meteorológico que apresentamos, devem buscar contato com a Defesa Civil Municipal para buscar um local seguro em caso de chuvas intensas e sujeito principalmente a movimentações de solo”, conclui.