Brasil e Mundo

Dengue: Aumento de 105% de casos em SC e vacina em 2024

A primeira remessa da vacina contra a dengue que será oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) chegou ao Brasil neste sábado (20). O governo recebeu 720 mil doses do imunizante Qdenga, oferecidas sem cobrança pelo laboratório japonês Takeda Pharma.

O Ministério da Saúde receberá ainda cerca de 600 mil doses gratuitas da fabricante, totalizando 1,32 milhão de vacina contra dengue. Além disso, o governo comprou 5,2 milhões de doses que serão gradualmente entregues até novembro.

O total de 6,52 milhões de doses representa a capacidade total disponível no laboratório para este ano. Diante da capacidade limitada de produção da vacina, pouco mais de 3,2 milhões de pessoas serão vacinadas contra dengue neste ano, já que o esquema vacinal requer a aplicação de duas doses, com intervalo mínimo de 90 dias entre elas.

Em 2024, o público-alvo serão crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Essa faixa etária concentra o maior número de hospitalizações por dengue, depois de pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A previsão é que as primeiras doses sejam aplicadas em fevereiro.

Diante da limitada capacidade de produção do laboratório, o Ministério da Saúde acordou, em conjunto com os conselhos das Secretarias de Saúde de estados e municípios, os critérios para a distribuição das doses pelos municípios. As vacinas serão destinadas a municípios de grande porte com alta transmissão nos últimos dez anos e população residente igual ou maior que 100 mil habitantes.

Veja também

O que fazer se encontrar animais peçonhentos em casa?

“Fila Zero” ainda tem cerca de 100 mil pacientes na fila de espera

Nos próximos dias, o Ministério da Saúde detalhará a lista dos municípios e a estratégia de vacinação. Segundo a pasta, as doses recebidas neste sábado passarão pelo processo de liberação da Alfândega e da Anvisa, em seguida sendo enviadas para o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde. Como o Ministério da Saúde pediu prioridade nessas etapas, o desembaraço será concluído ao longo da próxima semana, informou a pasta.

Em Santa Catarina

Santa Catarina já tem 2.052 casos prováveis de dengue em 79 municípios segundo relatório da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado (Dive).

O número, que considera o espaço entre 31 de dezembro de 2023 e 15 de janeiro de 2024, é 105,2% maior que o mesmo período do ano anterior. O estado possui uma morte confirmada e duas em investigação

Segundo a Dive, a classificação “casos prováveis de dengue” reúne os casos notificados, confirmados, suspeitos e inconclusivos, com exceção dos descartados. Dessa forma, todos os casos suspeitos que foram notificados no sistema serão considerados prováveis até que ocorra o encerramento da ficha.

Durante o período, foram identificados 2.884 focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue em 146 municípios. Dos 295 catarinenses, 154 são considerados infestados pelo vetor.

Uma morte por dengue foi confirmada em Joinville, município mais populoso de Santa Catarina, e dois óbitos estão sendo investigados em Blumenau, no Vale do Itajaí, e Garopaba, na Grande Florianópolis, pelas secretarias municipais, com apoio da Secretaria de Estado da Saúde.

Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais:

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Silvia Helena Zatta

Recent Posts

Identificado motorista que morreu no acidente da SC-350

Identificado o homem que morreu no grave acidente na rodovia SC-350, na tarde desta sexta-feira…

3 minutos ago

Cidadania italiana: O que você precisa saber sobre as novas regras

Nos últimos dias, uma importante mudança tem afetado diretamente muitos moradores de Santa Catarina, especialmente…

36 minutos ago

Homem morre em grave acidente na SC-350

Um homem ainda não identificado morreu em um grave acidente entre veículos, por volta das…

41 minutos ago

Pix ganha novidades: Parcelado, garantia e devoluções simplificadas

No dia seguinte ao anúncio do presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, sobre inovações…

1 hora ago

Secretário de Infraestrutura de SC sofre acidente na BR-470

O secretário de Infraestrutura e Mobilidade (SIE) de Santa Catarina, Jerry Comper, se envolveu em…

2 horas ago

Obras para mudança no trânsito em Videira seguem em ritmo acelerado

A partir deste domingo, 6 de abril, entra em vigor a primeira etapa das mudanças…

2 horas ago

This website uses cookies.