Brasil e Mundo

Eleições municipais de 2024 terão consulta popular e medidas contra desinformação

Nas eleições municipais deste ano, os eleitores terão uma novidade: além de votar, poderão responder a uma consulta popular sobre questões locais de sua cidade.

A medida permitirá que os cidadãos opinem sobre a preferência por uma escola ou um posto de saúde em determinado local, ou até mesmo sobre a adoção de um regramento específico para o município. As questões devem ser aprovadas pelas Câmaras Municipais e encaminhadas à Justiça Eleitoral até 90 dias antes das eleições de 2024.

A novidade faz parte da Emenda Constitucional 111, de 28 de setembro de 2021, que traz diversas mudanças para as eleições municipais deste ano. Além da consulta popular, outra alteração é a diminuição do número de candidatos a vereador. Agora, cada partido ou federação poderá lançar apenas o equivalente ao total de vagas já existentes na Câmara Municipal, mais um. Em São Paulo, onde há 55 vereadores, cada chapa poderá ter no máximo 56 candidatos.

Veja também

Justiça derruba liminar que impedia nomeação de Filipe Mello

Eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro

A Justiça Eleitoral também está determinada a combater a desinformação durante as eleições municipais de 2024. Por isso, quem espalhar fake news ou utilizar recursos de inteligência artificial para enganar os eleitores poderá ser condenado a penas de reclusão de um a quatro anos.

Em caso haja menosprezo ou discriminação contra candidatas, detentoras de mandato, pessoas gestantes, com deficiência ou com mais de 60 anos, a pena poderá ser aumentada de um terço até a metade. O objetivo é garantir a lisura do processo eleitoral e evitar a disseminação de informações falsas. Outra novidade é a participação das federações partidárias, que acontece quando dois ou mais partidos se unem por pelo menos quatro anos.

Silvia Helena Zatta

Recent Posts

Trabalhador de granja é isolado após sintomas de gripe aviária

A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES) comunicou que um trabalhador…

10 minutos ago

Justiça condena cinco envolvidos na Operação Patrola em Tangará

Na comarca de Tangará, cinco indivíduos foram condenados por envolvimento em fraudes licitatórias relacionadas à…

23 minutos ago

Pontos, manchas e fios na visão? Pode ser moscas volantes!

Você já notou pequenas manchas, pontos pretos ou fios transparentes flutuando na sua visão? Esses…

24 minutos ago

Preso em Caçador suspeito de tentativa de homicídio

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Investigação Criminal (DIC) de…

30 minutos ago

Ministério Público mobiliza estudantes em ação ambiental em Videira

A Preservação Ambiental ganhou destaque na Escola de Educação Básica Madre Terezinha Leoni, em Videira,…

35 minutos ago

Curso de mosaico forma novos talentos em Videira e ganha exposição no CEVI

Entre os dias 24 de fevereiro e 20 de maio de 2025, foi realizado, em…

1 hora ago

This website uses cookies.