Rádios RBV

Em tempos de desinformação, rádio ganha aumento de confiança

Estudo da Free Press revela que 77% utilizam rádio e televisão pelo menos algumas vezes por semana para se atualizarem sobre notícias e eventos

Fonte:
Jovem Pan

Em tempos de desinformação, rádio ganha aumento de confiança, como aponta pesquisa realizada pela Free Press, com apoio da African American Research Collaborative e da BSP Research. Mostrando que a radiodifusão, especialmente o rádio, continua sendo uma fonte essencial de informação para os norte-americanos.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O estudo revela que 77% dos entrevistados utilizam rádio e televisão pelo menos algumas vezes por semana para se atualizarem sobre notícias e eventos, 43% recorrem a esses meios várias vezes ao dia.

Esses números superam os índices de uso de mídias sociais, destacando a confiança dos americanos na radiodifusão em tempos de crescente desinformação.

Os dados indicam que, em um cenário de desconfiança, o rádio e a televisão são considerados os meios mais confiáveis. Enquanto redes sociais como Facebook (59%) e YouTube (57%) têm uso significativo, elas ainda ficam atrás da radiodifusão em frequência de uso para notícias. A informação foi publicada pelo site tudoradio.com.

A pesquisa também sublinha que a confiança no rádio é crucial em um ano eleitoral, com 51% dos entrevistados acreditando que “ter mais veículos de notícias independentes é importante para parar a desinformação e é bom para a saúde da nossa democracia”.

Veja também

Pesquisa aponta que 8 entre 10 catarinenses ouvem rádio

Pesquisadores detalham técnicas de criopreservação em e-book

Além disso, 52% defendem o aumento do financiamento público para criar e expandir notícias locais e independentes.

Jessica González, co-CEO da Free Press, destaca a preocupação com a desinformação e o discurso de ódio online, apontando que 72% dos entrevistados consideram “aceitável” que plataformas bloqueiem conteúdo racista ou odioso.

A maioria também apoia que empresas de tecnologia impeçam anúncios políticos que violem os termos de uso contra a disseminação de informações falsas.

No geral, 71% dos entrevistados acreditam que “as empresas de mídia social devem limitar informações falsas ou enganosas sobre eleições”.

Derek Turner, assessor sênior de políticas da Free Press, ressalta que “um número alarmante de pessoas não se sente bem informado sobre as eleições locais”, mencionando que o alto custo do acesso à internet ainda é um desafio para muitos americanos.

A pesquisa mostra que apenas 28% dos adultos se sentem “muito bem informados” ao votar em eleições locais, com percentuais ainda mais baixos entre latinos e asiático-americanos. O estudo envolveu 3.000 adultos nos EUA, entre os 1 e 18 de março.

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Diogo Jota, atacante do Liverpool e Portugal, morre em acidente na Espanha

Diogo Jota, atacante do Liverpool e da seleção portuguesa,...

Mais de 8 milhões de chaves Pix serão apagadas; confira se você corre risco

A partir desta terça-feira, dia 1º de julho de...

Jovem de 23 anos fica ferido em acidente de trânsito em Campos Novos

Na tarde de quarta-feira, 2 de julho de 2025,...

Mais Lidas da semana

Previsão do Tempo: Santa Catarina com temperaturas mais agradáveis

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quinta-feira...

Padre Wilson Maiorki morre em acidente na BR-280

O padre Wilson Maiorki, com passagens marcantes por Fraiburgo...

Audiência pública discute vacinação contra Covid-19 em crianças até 5 anos

Na próxima segunda-feira, dia 30, a Assembleia Legislativa de...

Bolsonaro cancela visita a SC e entra em repouso por tempo indeterminado

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou o compromisso que...

Outros Tópicos Interessantes