Ícone do site PortalRBV

Farmácia Popular oferecerá 95% dos medicamentos gratuitamente

Farmácia Popular agora é 100% gratuita

Foto: Aloisio Mauricio/Fotoarena/Estadão Conteúdo

A partir da quarta-feira (10) a Farmácia Popular oferecerá 95% dos medicamentos gratuitamente. A população vai poder retirar de forma gratuita, nas unidades credenciadas remédios para tratamento do colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma, rinite, entre outras doenças.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Com a atualização, 39 dos 41 itens de saúde distribuídos podem ser retirados de graça. Até então, somente medicamentos contra diabetes, hipertensão, asma e osteoporose, além de anticoncepcionais, eram distribuídos de forma gratuita.

Para os outros remédios, o ministério arcava com até 90% do valor de referência e o cidadão pagava o restante.

A expectativa da pasta é que pelo menos 3 milhões de pessoas que já utilizam o programa sejam beneficiadas.

Veja também

Câmara aprova reforma tributária e inclui carne na cesta básica

SC já recebeu mais de 66 mil comprimidos contra Covid-19

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou a importância do aumento de recursos na reconstrução do programa que completa 20 anos este ano.

Pelo Brasil

Atualmente o Farmácia Popular está presente em 85% dos municípios brasileiros, com mais de 31 mil estabelecimentos credenciados em todo o país.

A meta do Ministério da Saúde é aumentar a cobertura do programa para 93% do território nacional.

Já foram credenciadas 536 novas farmácias em 380 novos municípios de referência do Programa Mais Médicos. Trezentas e cinquenta e duas cidades do Norte e Nordeste receberam a primeira unidade cadastrada.

Para adquirir um medicamento ou fraldas geriátricas pelo programa Farmácia Popular, o paciente precisa apresentar documento de identidade com número do CPF e receita médica em um dos estabelecimentos credenciados. A prescrição médica pode ser proveniente tanto de unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto de serviços particulares.

Para retirar absorventes higiênicos, é preciso ter entre 10 e 49 anos e estar inscrita no Cadastro Único (CadÚnico). É necessário emitir o Documento de Autorização do Programa Dignidade Menstrual pelo site ou pelo aplicativo Meu SUS Digital e apresentá-lo, em formato digital ou impresso, nos estabelecimentos credenciados pelo Farmácia Popular.

Sair da versão mobile