A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e seus bancos associados lançam a terceira edição da campanha de prevenção a fraudes “Pare e Pense: Pode ser Golpe”, que trará informações e dicas para que clientes bancários se protejam de golpes aplicados por criminosos. Atualmente, os golpes mais observados são o do link falso, maquininha, falso motoboy, falsa central de atendimento, entre outros.
Veiculada pela primeira vez no fim de 2021, a campanha ficou conhecida pela paródia da música “Pare”, de Zezé Di Camargo e Luciano. Anteriormente, no ano passado, a ação retornou nas mídias sociais com a comunicação ilustrando as situações de golpes e trazendo dicas de prevenção.
Dessa vez, a música continuará sendo o meio de transmitir os conteúdos antigolpe de um jeito didático e que chame a atenção. Para trazer a novidade nessa nova edição, a escolha das paródias foi feita com a música do cantor Naldo Benny, que canta “Amor de Chocolate”.
Em uma das versões feitas pela campanha, um ator que interpretará um bandido começará cantando: “Zap ou telefonema, pra mim tanto faz. Peço a grana com urgência e cada vez te roubo maaaais. Quem não para e pensa caaaaaai”. Pego seus dados bancários e os pessoais. Roubo todo seu salário. E até redes sociaaais”.
E depois outro ator alertará os telespectadores: “Só entre em sites oficiaaaaais. Um, dois, três, quatro. Se não quer perder dinheiro então fique preparado”.
Sobre a campanha
Dessa forma, a ação desse ano partiu do insight criativo de utilizar versões de músicas que estão no imaginário dos brasileiros, adaptando as letras para alertar a população sobre golpes financeiros. A escolha pela música de Naldo Benny se deu pelo forte apelo popular do cantor, proporcionando a canção alterada para a personificação do golpista, com um toque divertido e didático ao mesmo tempo.
O público acompanhará a campanha em comerciais de até 30 segundos de filmes nas principais TVs de rede aberta (Globo, Record, SBT e Band) e merchandising nos programas Encontro com Patrícia Poeta, A Fazenda, Hora do Faro, Eliana, Superpop, Programa do Ratinho, Brasil Urgente, Hoje em Dia, Jogo Aberto, bem como no Perrengue na Band.
Além disso, também será possível ver outras ações da campanha nos caixas 24 Horas e veículos como Globoplay, e no Spotfy. Além disso, será veiculada também em mídia out-of-home (elevadores em condomínios residenciais e comerciais e painéis), portais e nas redes sociais da Febraban e terá a participação de criadores de conteúdo digitais.
A realização da campanha prevê a atuação de parceiros importantes como Polícia Federal, Banco Central e Procons.
Semana da Segurança Digital
A Febraban e os bancos estão realizando até 27 de outubro a Semana da Segurança Digital, com o intuito de promover a conscientização da sociedade para uso dos canais digitais de forma segura.
Durante este período, os participantes divulgarão dicas de como se prevenir dos principais golpes e fraudes digitais. Cada instituição desenvolverá livremente suas ações de conscientização para seus clientes em suas mídias.
Esta é a sexta edição da Semana da Segurança Digital, e o setor bancário se alinha mais uma vez a ações similares desenvolvidas tanto Estados Unidos desde 2003, como na Europa, desde 2012, e que envolvem vários setores da economia.
Portal RBV nas redes sociais