Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Na última terça-feira (6), a Comissão de Segurança Pública (CSP) deu o aval ao projeto de lei (PL) 2.253/2022, proveniente da Câmara dos Deputados, que visa restringir o benefício da saída temporária para presos condenados.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O relatório favorável ao projeto foi apresentado pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e agora o texto segue para análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), após os parlamentares aprovarem um requerimento de urgência para sua votação no Plenário.
O projeto propõe a revogação do artigo 122 da Lei de Execução Penal, que regulamenta a concessão do benefício conhecido como “saidão” ou “saidinha” para condenados que cumprem pena em regime semiaberto.
No entanto, o senador Flávio Bolsonaro acolheu uma emenda do senador Sergio Moro (União-PR), defendendo a manutenção do benefício para presos inscritos em cursos profissionalizantes ou de ensino médio e superior.
O debate em torno do fim da saída temporária foi intensificado após o trágico caso envolvendo o sargento Roger Dias da Cunha, da Polícia Militar de Minas Gerais, que foi fatalmente baleado em uma abordagem a dois suspeitos, um dos quais era um beneficiado pela “saidinha” e estava foragido da Justiça.
Veja também
Cobalchini assume coordenação do Fórum Parlamentar Catarinense
Prisão de casal acusado de duplo homicídio em Treze Tílias é prorrogada
A aprovação do projeto foi considerada uma resposta à sociedade pelos parlamentares, que destacaram a necessidade de se repensar o sistema carcerário e a ressocialização dos presos.
O PL 2.253/2022 também aborda a realização de exame criminológico para a progressão de regime e estabelece regras para o monitoramento eletrônico de presos, com medidas punitivas para violações.
Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais:
Identificado o homem que morreu no grave acidente na rodovia SC-350, na tarde desta sexta-feira…
Nos últimos dias, uma importante mudança tem afetado diretamente muitos moradores de Santa Catarina, especialmente…
Um homem ainda não identificado morreu em um grave acidente entre veículos, por volta das…
No dia seguinte ao anúncio do presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, sobre inovações…
O secretário de Infraestrutura e Mobilidade (SIE) de Santa Catarina, Jerry Comper, se envolveu em…
A partir deste domingo, 6 de abril, entra em vigor a primeira etapa das mudanças…
This website uses cookies.