Homem que matou mulher e três crianças é enforcado em praça pública no Irã

Execução ocorreu em praça pública e foi acompanhada por uma multidão de moradores

Um homem condenado por assassinato foi enforcado publicamente nesta semana na cidade de Kordkuy, província de Golestan, no Irã. Sajad Molayi Hakani foi considerado culpado por matar uma mulher e seus três filhos durante um roubo em outubro e recebeu a pena de morte prevista pela lei islâmica na modalidade qisas, que significa “retaliação na mesma moeda”. A esposa do suposto assassino também deverá ser executada posteriormente dentro da prisão.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A execução ocorreu em praça pública e foi acompanhada por uma multidão de moradores, incluindo crianças. Imagens divulgadas mostram Hakani em pé sobre uma plataforma com a corda no pescoço presa a um guindaste.

Publicidade

A decisão coincide com uma ordem do líder supremo do Irã, Ali Khamenei, para aumentar o número de execuções no país. Organizações de direitos humanos afirmam que o governo iraniano tem usado enforcamentos como forma de intimidação política para conter manifestações contrárias ao regim

O Conselho Nacional de Resistência do Irã (CNRI) e políticos britânicos criticaram a escalada da violência estatal. Dowlat Nowrouzi, representante do CNRI no Reino Unido, disse que “o fracasso da comunidade internacional em responsabilizar o regime por suas atrocidades, incluindo crimes contra a humanidade e genocídio, permitiu que o regime desfrutasse de impunidade. Já passou da hora de responsabilizar Ali Khamenei, o Líder Supremo, e outros por cometerem esses crimes”.

Dados divulgados por opositores do regime indicam que apenas em junho deste ano ao menos 176 presos foram executados. Saeed Masouri, que passou 25 anos detido no Irã por ligação com a Organização Mojahedin do Povo, relatou que tortura psicológica, ameaças a familiares e julgamentos fraudulentos são usados para condenar inimigos do regime.

Segundo Hossein Abedini, vice-diretor dos escritórios do CNRI no Reino Unido, “as execuções sob o regime clerical violam todos os padrões e normas internacionalmente reconhecidos de devido processo legal e são fundamentalmente usadas como um instrumento político de repressão”.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
R7

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Ultrapassagem em local proibido resulta em acidente grave

Um acidente registrado na manhã deste sábado (11) na...

Cobalchini destina viatura para a Polícia Militar Ambiental

O deputado Federal Valdir Cobalchini realizou na manhã deste...

Acidente envolve cinco veículos e deixa quatro pessoas feridas

Um acidente de trânsito envolvendo cinco veículos foi registrado...

Foragido é baleado ao resistir à prisão em Caçador

Um homem com mandado de prisão em aberto foi...

Artemis II pousa no mar após missão histórica

Os astronautas da Artemis 2 retornaram à Terra na...

Homem é preso em flagrante por furto no Centro de Caçador

Um homem foi preso em flagrante na tarde desta...

Alta generalizada no custo dos combustíveis em Caçador e Fraiburgo

Em pesquisa contínua realizada pela Universidade Alto Vale do...