Imagens mostram destruição após recuo da água no RS. Município de Cruzeiro do Sul, no Vale do Rio Taquari, teve bairros inteiros postos abaixo pelas forças das águas.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Carros soterrados, casas totalmente destruídas, móveis espalhados pelo espaço, e muita, muita lama. Com o recuo da água da enchente, a destruição da cidade de Cruzeiro do Sul ficou mais nítida.
Imagens da AFP mostram o cenário de guerra, de abandono, do município.
A cidade de Cruzeiro do Sul, no Vale do Rio Taquari, que já tinha sido atingida por uma enchente em 2023, está arrasada.
Difícil encontrar algo em Cruzeiro do Sul que lembre o que a cidade já foi. A chegada é uma sucessão de escombros e de dramas.
Desde que a água arrasou, pôs tudo abaixo, a cena é mais ou menos a mesma. O poder público não foi liberar passagem, refazer estrada, retirar entulho.
Veja também
Tangará se prepara para a segunda remessa de ajuda ao RS
Porto União adota uma das cidades mais atingidas pelas chuvas
O foco agora é reconstruir o comércio, que precisa ser reaberto, limpar as casas para onde os moradores podem voltar a morar. Isso não vai acontecer lá.
A prefeitura já decidiu que o bairro não vai voltar a existir. E essa não é a única parte de Cruzeiro do Sul que deve mudar de lugar.
“Eu acho que uns 30% do município, a gente tem que tirar de onde está e colocar em outro lugar. Mas, atingidos, eu calculo em torno de 60%, porque o interior é muito grande. O interior foi muito atingido por essas cheias agora. Os arroios transbordaram de um jeito que nunca aconteceu”, afirma João Celso Fuhr, vice-prefeito de Cruzeiro do Sul.
O vice-prefeito desconfia que ainda haja corpos de pessoas que estão desaparecidas.