Javier Milei é eleito novo presidente da Argentina na noite deste domingo (19). Eram próximo das 20h quando o atual Ministro da Economia argentino e então candidato Sérgio Massa reconheceu a derrota. O outsider Milei, do partido A Liberdade Avança, venceu com 55,95% dos votos, quando havia 86% das urnas apuradas.
Sérgio Massa até então havia recebido 44,04% dos votos, uma possível derrota relacionada ao atual momento econômico no país vizinho. A vitória de Milei foi uma virada, já que no primeiro turno Milei ficou em segundo lugar, atrás de Massa.
O 52° presidente argentino, Javier Milei deve assumir o país com uma economia em frangalhos e atravessando a pior crise econômica em décadas. Atualmente, a Argentina possui a maior inflação em mais de 30 anos, com dois quintos da população vivendo na pobreza.
Porém durante a campanha Milei afirmou que deve já nas primeiras semanas de governo dolarizar toda a economia. A ideia e situação apresentada pelo agora novo presidente deve enfrentar resistências dentro do parlamento, haja vista que ele não deve ter a maioria.
Javier Milei é eleito novo presidente da Argentina
A eleição de Javier Milei deve levantar as questões envolvendo as relações com o governo brasileiro. Isso ocorre pelo fato de que o agora presidente argentino já deixou claro que sairá do Mercosul. Na última sexta-feira (17), o jornalista Ernesto Júnior conversou com o analista político Bruno Haeming sobre essa situação.
“Os primeiros 100 dias vão dizer muito de como vão ser as relações da Argentina com o Brasil e o papel da Argentina na América do Sul e no mundo”.
Bruno Haeming sobre a expectativa as eleições na Argentina
Presidente Lula deseja sorte ao novo governo, mas não cita o nome de Milei
“A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica”, escreveu Lula em suas redes sociais.
Portal RBV nas redes sociais