Chuvas causam devastação e deixam 72 mortos na Espanha

Confira algumas fotos da região de Valência, uma das áreas mais afetadas

Entre segunda (28) e terça-feira (29), o sul e o leste da Espanha enfrentaram chuvas torrenciais que resultaram na morte de pelo menos 72 pessoas e centenas de desaparecidos. As inundações repentinas inundaram cidades, deixando carros, ruas e casas submersos, com Valência sendo a área mais atingida. Como resposta a essa tragédia, cerca de 2 mil soldados e equipes de resgate foram mobilizados para auxiliar nas operações de busca e salvamento.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O governo espanhol declarou três dias de luto oficial em memória das vítimas. A maioria das mortes ocorreu na região leste de Valência, mas a província vizinha de Castela-La Mancha também registrou pelo menos uma fatalidade.

Publicidade

Choveu em 24 horas o que era esperado para todo o mês, resultando em pessoas ilhadas e interrupções nos serviços de transporte terrestre, ferroviário e aéreo.

Muitas escolas foram fechadas, e o presidente regional de Valência, Carlos Mazón, pediu à população que evitasse as estradas, uma vez que algumas áreas permanecem inacessíveis.

Veja também

Câmara aprova projeto que proíbe uso de celulares em escolas públicas e privadas

SC investe em novas barragens para contenção de enchentes

A Agência Estatal de Meteorologia da Espanha (Aemet) emitiu alertas para novos temporais no nordeste e sudoeste do país, com especial atenção à cidade de Cádiz.

Em Catalunha, as autoridades estão monitorando o aumento do volume dos rios Ripoll e Rubí e pediram precauções à população devido ao risco de enchentes.

Os serviços de emergência estão em alerta, tendo recebido cerca de 30 mil chamadas, destacando a gravidade da situação.

Um dos locais críticos é a Penitenciária de Picassent, onde cerca de 2 mil presos e 140 agentes penitenciários estão ilhados pela chuva.

O governo espanhol, juntamente com a família real, expressou solidariedade às vítimas e ressaltou a importância de uma resposta coordenada para a recuperação.

Mudanças climáticas

Os cientistas alertam que fenômenos meteorológicos extremos estão se tornando cada vez mais comuns devido às mudanças climáticas, e este desastre é o mais fatal na Espanha desde 1996, quando uma enxurrada matou 86 pessoas em Huesca.

O primeiro-ministro Pedro Sánchez afirmou que o governo está comprometido em disponibilizar todos os recursos necessários para apoiar as vítimas e suas famílias durante essa difícil fase.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações O Globo/ BBC

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

FIESC anuncia complexo educacional e de tecnologia para Caçador

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) anunciou...

Reitor da PUC-PR morre após acidente durante visita aos EUA

O reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR),...

CDL Caçador lança Câmara Setorial da Moda

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caçador lançou,...

Jonathan, tartaruga de 194 anos, tem segredo revelado pela ciência

Jonathan, considerado o animal terrestre mais velho do mundo,...

SENAI de Caçador celebra 50 anos de trajetória

O SENAI de Caçador celebrou nesta sexta-feira (16), os...

Homem é preso por tentar estuprar a avó de 90 anos

A Polícia Militar prendeu um homem suspeito de tentar...

PT tem votação menor em Matos Costa após 20 anos

Matos Costa registrou uma mudança no comportamento eleitoral na...

Fim de semana terá frio, geada e mar agitado em Santa Catarina

O fim de semana será marcado por temperaturas baixas,...