Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Conflito no Irã acende alerta global e pressiona geopolítica em 2026

Ataque dos Estados Unidos e de Israel ao Irã reacende debate sobre petróleo, direitos humanos e risco de conflito mundial

Pouco mais de um mês após a crise envolvendo a Venezuela, o cenário internacional volta a registrar forte tensão, acendendo alerta global. No último sábado, os Estados Unidos, em ação conjunta com Israel, bombardearam o Irã, ampliando o clima de instabilidade geopolítica em 2026. O tema foi analisado no RBV Entrevista pelo professor universitário Joao Vitor Passuello Smaniotto, que destacou a repetição de um padrão estratégico nas recentes intervenções.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

De acordo com o professor, há um fator determinante que conecta os dois episódios recentes.” Existe um elemento muito claro que explica a atuação dos Estados Unidos nesses dois países: o petróleo. Tanto a Venezuela quanto o Irã estão entre os maiores produtores do mundo”, afirmou.

Publicidade

Segundo ele, a manutenção da posição norte-americana como potência global está diretamente ligada ao controle de regiões estratégicas produtoras de energia. “Os países que produzem petróleo costumam receber uma atenção militar bastante evidente dos Estados Unidos.”

Escalada militar e temor nuclear

A tensão aumentou após a morte de Ali Khamenei, líder supremo do Irã, durante os ataques. O episódio eleva o risco de ampliação do conflito, especialmente por envolver um país que detém tecnologia nuclear. O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou recentemente a intensificação do programa nuclear francês, o que, para o professor, amplia o clima de insegurança internacional.

“Quando envolve países que detêm tecnologia nuclear, todo o medo se intensifica. Nós estamos normalizando conflitos armados de alta intensidade no mundo”

Ele alerta que conflitos prolongados podem gerar impactos econômicos globais, sobretudo no preço do petróleo.

“Se o conflito ultrapassar 30 dias, nós podemos ter uma intensificação nos preços das commodities, especialmente petróleo e diesel”

Direitos humanos e limites da ONU

A escalada também reacende o debate sobre soberania nacional e direitos humanos. Para o professor, o sistema internacional enfrenta limitações práticas diante de grandes potências. “Quando o conflito está instaurado, os direitos humanos ficam, de certa maneira, de mãos atadas. O direito serve para evitar a guerra, mas quando a guerra começa, ele perde força.”

Segundo ele, a Organização das Nações Unidas atua como espaço de diálogo e pressão diplomática, mas não possui mecanismos diretos para impedir ações militares de países com grande poder bélico. “A ONU é um espaço de discussão e até de constrangimento político, mas não tem força para barrar uma ação militar dessa magnitude.”

A política externa do presidente Donald Trump também foi mencionada como fator central no atual cenário Para Smaniotto, os Estados Unidos estariam utilizando sua força militar para retardar a perda de hegemonia econômica diante do avanço da China.

“Os Estados Unidos buscam, através da força militar, demorar mais para perder essa hegemonia. Isso não é um ponto fora da curva, é uma postura histórica”

Impactos no Brasil e na América Latina

O professor ainda alertou para possíveis reflexos no Brasil, especialmente em um ano eleitoral. “A América Latina é considerada espaço estratégico dos Estados Unidos. Eles não vão abrir mão desse espaço de maneira gratuita.”

Segundo ele, mesmo que o país não enfrente conflito militar direto, as disputas políticas e econômicas podem se intensificar. “No Brasil, a batalha é política, mas muitas vezes é tão sangrenta quanto uma guerra.” Com crises sucessivas envolvendo Venezuela e Irã em um curto intervalo de tempo, especialistas avaliam que o mundo vive um período de instabilidade crescente.

“Nós estamos nos aproximando de um cenário de conflitos armados permanentes”

RBV Entrevista

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Ernesto Júnior | Rádio Videira

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Salto Veloso passa a integrar a Rota da Amizade

O município de Salto Veloso agora faz parte oficialmente...

Tangará aprova projeto que garante recursos para construção de moradias

A Câmara de Vereadores de Tangará realizou, na última...

4ª Mostra Chica Pelega divulga programação completa em Videira

A 4ª Mostra de Cinema Chica Pelega – Migrações...

SUS passa a oferecer atendimento para vício em jogos e apostas online

O Sistema Único de Saúde (SUS) passou a oferecer...

Mais Lidas da semana

Santa Catarina registra seis casos suspeitos de Mpox

Santa Catarina confirmou em 2026 seis casos suspeitos da...

Corpo é encontrado em avançado estado de decomposição no Rio do Peixe

Na manhã desta sexta-feira (27), o corpo de um...

Ex-dirigentes do INSS fecham delação e citam Lulinha

Ex-dirigentes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) formalizaram...

Batida contra trator deixa mulher ferida; quatro crianças estavam no carro

Uma batida chamou atenção na noite desta quarta-feira, em...

Redução da jornada coloca 41 mil empregos em risco em SC, segundo a FIESC

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) alerta...

Outros Tópicos Interessantes