Foto: Getty Imagens
A morte do papa Francisco, aos 88 anos, nesta segunda-feira (21), gerou comoção global e mobilizou homenagens de líderes mundiais. Diversas autoridades políticas manifestaram pesar pela partida do pontífice, reconhecendo sua trajetória de fé, humildade e compromisso com os mais pobres.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Nos Estados Unidos, a Casa Branca publicou uma mensagem de pesar com a frase “descanse em paz”, acompanhada de imagens do papa com o ex-presidente Donald Trump e o atual vice-presidente JD Vance. Trump havia se reunido com Francisco no Vaticano em 2017. Já Vance encontrou o líder da Igreja Católica no domingo (20), um dia antes de sua morte.
O vice-presidente JD Vance também compartilhou sua homenagem nas redes sociais: “O meu coração está com os milhões de cristãos em todo o mundo que o amavam.”
Veja também
Papa Francisco morre após 12 anos de pontificado
Projeto de Lei gera debate sobre preservação do entorno de bem tombado
Na América do Sul, o governo argentino emitiu um comunicado oficial. “A República Argentina, um país com uma longa tradição católica e terra do papa Francisco, lamenta profundamente a partida de sua santidade.”
O presidente do Paraguai, Santiago Peña, também lamentou. “Com profunda dor, recebi a notícia do falecimento do papa Francisco.”
Na Europa, o presidente da França, Emmanuel Macron, declarou: “De Buenos Aires a Roma, o papa Francisco quis que a Igreja levasse alegria e esperança aos mais pobres. Unisse as pessoas entre si e com a natureza. Que essa esperança ressuscite incessantemente além dele.”
O futuro chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, também reagiu: “A morte do Papa Francisco me enche de grande tristeza. Francisco será lembrado por seu compromisso incansável com os membros mais fracos da sociedade.”
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, lembrou: “Ele inspirou milhões, muito além da Igreja Católica, com sua humildade e amor tão puros pelos menos afortunados.”
Já na Ásia, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, declarou-se “profundamente consternado” e afirmou: “O papa Francisco será sempre lembrado como um exemplo de compaixão, humildade e coragem espiritual por milhões de pessoas em todo o mundo.”
As manifestações reforçam o impacto global do legado de Francisco, que rompeu barreiras e tocou milhões com sua simplicidade e humanidade.
Nossas Redes Sociais
A Paróquia da Igreja Matriz de Videira convida com respeito e emoção todos os fiéis…
O Senado Federal está analisando um projeto que promete alterar de forma significativa as regras…
Na noite do dia 20 de abril de 2025, por volta das 18h50, o Corpo…
Na madrugada desta segunda-feira, 21 de abril de 2025, o Corpo de Bombeiros Militar de…
This website uses cookies.