Morre Jimmy Carter, ex-presidente dos EUA, aos 100 anos

Carter governou de 1977 a 1981 e, após deixar a presidência, tornou-se um ícone da paz e dos direitos humanos

Neste domingo (29), aos 100 anos, morreu Jimmy Carter, ex-presidente dos Estados Unidos. Ele faleceu em sua casa em Plains, Geórgia, cidade onde nasceu. Carter governou o país entre 1977 e 1981 e, após deixar o cargo, tornou-se um defensor dos direitos humanos e da paz mundial.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Carter estava sob cuidados paliativos desde fevereiro de 2023. A causa da morte não foi imediatamente divulgada.

Publicidade

A Fundação Carter anunciou homenagens nas cidades de Atlanta, Washington e Plains, mas ainda não há detalhes sobre o funeral.

Trajetória política

Antes de se tornar presidente, Jimmy Carter foi governador da Geórgia e senador. Durante seu governo, enfrentou uma grave crise econômica e energética e mediou os Acordos de Camp David entre Israel e Egito, em 1978.

No entanto, sua presidência também foi marcada pela crise com o Irã, que resultou no sequestro de 52 americanos na embaixada de Teerã.

Veja também

Morre quinta vítima do grave acidente na BR-282 em SC

Mega da Virada 2024: Qual o valor do prêmio e quanto custa apostar?

O episódio prejudicou sua imagem, e ele não conseguiu a reeleição em 1980, sendo derrotado por Ronald Reagan.

Legado internacional e Prêmio Nobel da Paz

Após deixar a Casa Branca, Carter continuou a atuar como líder mundial.

Fundou a Fundação Carter em 1982 e foi premiado com o Prêmio Nobel da Paz em 2002, pelo seu trabalho incansável por soluções pacíficas e pelo fortalecimento da democracia.

Ações humanitárias e vida pessoal

Além de sua carreira política, Carter era conhecido por sua fé religiosa e sua dedicação a causas humanitárias, como a construção de casas para famílias carentes.

Ele viveu mais do que qualquer outro ex-presidente dos EUA e, em 2015, enfrentou um tratamento contra o câncer.

Jimmy Carter deixa um legado de serviço, dedicação e defesa da paz.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações G1

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Drones revolucionam a agricultura brasileira e já são 35 mil em operação

O uso de drones na agricultura brasileira registrou crescimento...

Tempo em SC: Sol predomina e temperaturas sobem nesta quarta-feira (22)

Na quarta-feira (22), o tempo volta a ficar firme...

Festival da Canção de Videira acontece neste fim de semana com mais de 150 inscritos

O município de Videira se prepara para receber um...

Um ano sem Papa Francisco: legado de fé, simplicidade e humanidade

Um ano após a morte do Papa Francisco, completado...

PM prende ladrões e recupera bens após furtos em Caçador

A Polícia Militar de Caçador teve trabalho dobrado entre...

Novo prazo para o fim do RG antigo é definido pelo Governo Federal

O Governo Federal decidiu dar um fôlego extra para...

CPF na nota: o perigo escondido por trás do desconto no mercado

A pergunta já virou parte da rotina em qualquer...