Durante sua primeira homilia como papa, realizada nesta sexta-feira (9) na Capela Sistina, Leão XIV expressou seu desejo profundo para o futuro da Igreja Católica. O novo pontífice afirmou que espera que, em seu papado, a Igreja se torne um “farol que ilumina as noites do mundo”.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Ao dirigir-se aos cardeais reunidos na celebração, ele destacou temas centrais como a importância da unidade e a fidelidade ao Evangelho.
Em sua pregação, o papa lamentou o afastamento da fé cristã, substituída por valores mundanos como o dinheiro e o prazer. Segundo ele, essa mudança ameaça o papel da fé em uma sociedade cada vez mais secularizada.
Leão XIV foi claro ao afirmar:
“Deus me confiou este tesouro para que, com a sua ajuda, eu possa ser seu administrador fiel em benefício de todo o Corpo Místico da Igreja. Ele o fez para que ela seja cada vez mais plenamente uma cidade sobre o monte, uma arca de salvação navegando pelas águas da história e um farol que ilumina as noites deste mundo.”
O novo líder da Igreja também criticou a visão distorcida de que a fé é algo antiquado ou irracional.
“Ainda hoje não faltam contextos em que a fé cristã é considerada uma coisa absurda, para pessoas fracas e pouco inteligentes; contextos em que em vez dela se preferem outras seguranças, como a tecnologia, o dinheiro, o sucesso, o poder e o prazer”, afirmou.
Além disso, ele alertou sobre o risco de reduzir Jesus Cristo a uma figura meramente humana.
“Ainda hoje, não faltam contextos nos quais Jesus, embora apreciado como homem, é simplesmente reduzido a uma espécie de líder carismático ou super-homem, e isto não apenas entre os não crentes, mas também entre muitos batizados, que acabam por viver, a este nível, num ateísmo prático”, declarou o pontífice.
Durante a celebração, o papa prestou homenagem ao apóstolo Pedro, considerado o primeiro papa, e pediu bênçãos para seu ministério. A homilia também destacou que a Igreja deve se distinguir não por sua imponência arquitetônica, mas pela santidade de seus fiéis.
Papa Leão XIV
Leão XIV sucede o papa Francisco, falecido em abril, e já demonstra continuidade com o estilo pastoral e humilde de seu antecessor.
No próximo domingo (11), às 7h, ele fará a oração do Regina Coeli na Sacada Central da Basílica de São Pedro, marcando oficialmente o início de seu pontificado diante dos fiéis.
O novo papa é Robert Francis Prevost, primeiro americano a liderar a Igreja. Nascido em Chicago, tem 69 anos, é agostiniano e foi nomeado bispo em Chiclayo, no Peru, em 2015.
Desde então, também possui cidadania peruana. Conhecido por sua atuação junto a comunidades carentes, Leão XIV é considerado progressista e muito próximo da linha pastoral de Francisco.
Durante seu discurso inaugural, ele fez questão de falar em espanhol para saudar seu antigo rebanho:
“Se me permitem também dizer algumas palavras a todos aqueles a todos, em especial a minha querida diocese de Chiclayo, no Peru, onde um povo fiel acompanhou seu bispo, compartilhando sua fé, e deu tanto para continuar sendo uma Igreja fiel a Jesus Cristo.”
Nossas Redes Sociais