Rádios RBV

Número de refugiados no Brasil cresce 117% em 2023

Desde 2011 até 2023, o Brasil recebeu um total de 143.033 pessoas sendo oficialmente reconhecidas como refugiadas

Fonte:
Jovem Pan

Número de refugiados no Brasil cresce 117% em 2023 em comparação ao ano anterior. Os dados são do Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra), administrado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Este relatório é elaborado anualmente pelo Comitê Nacional para Refugiados em colaboração com pesquisadores do observatório.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Desde 2011 até 2023, o Brasil recebeu um total de 46.695 solicitações de refúgio, resultando em 143.033 pessoas sendo oficialmente reconhecidas como refugiadas até o final do ano passado.

A maior parte dessas solicitações foi registrada nas unidades federativas da região Norte, com destaque para o estado de Roraima, que se tornou o principal ponto de entrada para esses pedidos. 

Somente em 2023, houve um acréscimo de 8.273 solicitações em relação a 2022, o que equivale a um aumento de 16,4%.

Os principais países de origem desses solicitantes foram Venezuela, Cuba, Angola, Vietnã e Colômbia, com venezuelanos e afegãos sendo as nacionalidades mais reconhecidas pelo Brasil como refugiadas.

Veja também

Conab diz que Brasil tem arroz suficiente para o mercado interno

Combate à violência contra idosos é intensificado em SC

No Brasil, esses indivíduos encontram proteção legal e são acolhidos sob essas circunstâncias.

Recentemente, uma crise humanitária chamou a atenção no Aeroporto Internacional de Guarulhos, onde cerca de 400 estrangeiros, a maioria deles indianos, enfrentaram dificuldades para registrar seus pedidos de refúgio.

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), o problema foi causado por falhas técnicas na plataforma digital SISCONARE, sistema de tramitação de processos de refúgio no país, que ficou fora do ar durante o final de semana.

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Criança é atropelada em bairro de Videira

Uma criança foi atropelada no início da tarde desta...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com temperaturas mais agradáveis

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quinta-feira...

Padre Valmor de Deus lamenta a partida de padre Wilson Maiorki

A Diocese de Caçador está de luto com a...

Obra da ponte em Rio das Antas avança com nova etapa

A obra da ponte sobre o Rio do Peixe...

Final do Veteranos de Videira é neste domingo no estádio Luiz Leoni

O Campeonato Municipal de Futebol de Veteranos de Videira,...

Mais Lidas da semana

Previsão do Tempo: Santa Catarina com temperaturas mais agradáveis

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quinta-feira...

Padre Wilson Maiorki morre em acidente na BR-280

O padre Wilson Maiorki, com passagens marcantes por Fraiburgo...

Audiência pública discute vacinação contra Covid-19 em crianças até 5 anos

Na próxima segunda-feira, dia 30, a Assembleia Legislativa de...

Manifestação pedirá justiça pela morte de Vanessa Martins

A família de Vanessa Martins, jovem de 23 anos...

Outros Tópicos Interessantes