ONU envia casas montáveis para o Rio Grande do Sul ainda esta semana. As unidades de habitação emergencial da ONU são utilizados por refugiados no Brasil e em outros países para atender vítimas da tragédia nos abrigos. Outras 200 habitações e mais 16 toneladas de itens de necessidade básica serão enviados. As casas devem atender cerca de mil pessoas.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
As unidades são as mesmas utilizadas em Boa Vista, em Roraima, por refugiados venezuelanos. A Acnur (Agência da ONU para Refugiados) vai adotar respostas a emergências internacionais adaptadas às necessidades do estado. Os equipamentos formam um abrigo montável que pode ser utilizado no mesmo dia em que for recebido.
As casas chegam desmontadas e em dois pacotes planos com as peças necessárias para a montagem como painéis de teto e parede, uma porta com fechadura e uma lâmpada e carregador alimentados por energia solar.
“Começaram a chegar nossos itens do galpão de Boa Vista e ainda nesta semana chegarão as doações do ACNUR internacional, vindos da Colômbia, para apoio à emergência” afirmou o porta-voz da ACNUR no Brasil, Miguel Pachioni à CNN.
Veja também
Porto Alegre tem novo colapso com alagamentos e chuvas fortes
Batalhão de SC constrói nova ponte flutuante no RS
As unidades habitacionais, que são adaptadas a temperaturas extremas, já ajudaram populações vulneráveis durante a crise sanitária provocada pela pandemia de Covid-19 e em países em situação de conflito armado, como Iraque, Ucrânia, Uganda, entre outros.