Pesquisa aponta que há um estupro a cada duas horas em SC

Mulheres foram 86% das vítimas de estupro; homens, 13%. Os dados são do Mapa de Segurança Pública de 2023

Santa Catarina registrou 4.079 casos de estupro em 2023. Pesquisa aponta que houve um estupro a cada duas horas em SC, ou seja, são 11 vítimas por dia. Do total de vítimas, 3.528 eram mulheres.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Os dados são do Mapa de Segurança Pública de 2023, divulgado pelo MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública) em março de 2024, com base em números repassados pelos estados.

Publicidade

Segundo o relatório, 540 homens foram vítimas de violência sexual em 2023. No entanto, os casos onde mulheres foram estupradas representaram 86% do total de ocorrências.

Santa Catarina ocupa 11º lugar de casos de estupro a cada 100 mil habitantes, com uma taxa de 53,60 ocorrências. O número de casos passou de 4.569 em 2022, para 4.079 em 2023, uma redução de 10,72%.

A cada seis minutos e meio, uma pessoa é estuprada no Brasil

A cada seis minutos e meio, uma pessoa é estuprada no Brasil. Por dia, são 221 vítimas, sendo 87,14% delas mulheres. Segundo o levantamento, ao longo de 2023 foram registradas 80,7 mil ocorrências do crime, um aumento de 1,54% em relação a 2022.

Veja também

Condenado por estupro e ameaça é preso em Videira

Polícia Civil prende três suspeitos por crimes sexuais

Ao Portal R7, a professora do Instituto de Ciência Política da UnB (Universidade de Brasília) Flávia Biroli, afirmou que, apesar de o Brasil ter uma das melhores legislações para combate à violência contra às mulheres, a Lei Maria da Penha, a prevenção desses crimes depende também de outras medidas.

“É necessário tomar medidas territoriais, como iluminação urbana adequada, espaços públicos bem cuidados e frequentados por pessoas (espaços que não são cuidados se tornam vazios e perigosos), além de policiamento comunitário”, afirma.

Flávia reforça que é necessário investir nas cidades e em boas gestões locais.

“A médio prazo, precisamos educar diferentemente os meninos, desde crianças. Por isso é tão importante a educação em perspectiva crítica às desigualdades e estereótipos de gênero nas escolas. Assim podemos incentivar masculinidades menos violentas, compreensões diferentes das relações entre mulheres e homens, que sejam pautadas pelo reconhecimento da individualidade”, destaca.

Como denunciar um caso de estupro

  • Ligue 190 – Polícia Militar para socorro imediato
  • Ligue 197 – Polícia Civil
  • Disque 100 – central de denúncias 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados
Fonte:
ND Mais

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Nova camisa da Seleção viraliza com “canarinho de 3 pernas”

A Nike apresentou nesta segunda-feira (23) a nova camisa...

Chegada das vacinas marca início da campanha contra a gripe

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou que...

Seu título de eleitor está em dia? O prazo está acabando

Os eleitores têm até 6 de maio de 2026...

PGR se pronuncia a favor de prisão domiciliar de Bolsonaro

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, se posicionou nesta...

Jovem de 19 anos é morto após briga em boate

Um jovem de 19 anos perdeu a vida na...

Mais Lidas da semana

Caminhoneiros de SC entram em greve devido à alta do diesel

Caminhoneiros de Santa Catarina decidiram aderir a uma mobilização...

Corpo é encontrado em estado avançado de decomposição em Videira

O Corpo de Bombeiros Militar de Videira foi acionado...

Caminhão com destino a Videira levava mais de 5 toneladas de drogas

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, na manhã de...

Vereador cobra providências após ataques de cães de rua em Caçador

O vereador Fabiano Dobner voltou a cobrar do Executivo...

Caminhoneiros desistem de greve após decisão do governo

Os caminhoneiros decidiram suspender a greve que vinha sendo...

Outros Tópicos Interessantes