PF busca por foragidos dos atos de 8 de janeiro em SC

Polícia Federal foi às ruas nesta quinta-feira para prender mais de 200 foragidos

A Polícia Federal busca por foragidos dos atos de 8 de janeiro em SC, nesta quinta-feira (6), para prender investigados e condenados considerados foragidos da Operação Lesa Pátria, que apura crimes cometidos durante os ataques de 8 de janeiro de 2023, em Brasília.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Segundo informações da PF, a operação tem ao menos sete alvos em Santa Catarina, com mandados nas cidades de Blumenau, Indaial, Rio do Sul, Itajaí, Mafra e Balneário Camboriú, cidade em que há dois procurados. Entre as buscas estão condenados dos atos de 8 de janeiro que teriam fugido para fora do país.

Publicidade

Em todo o país, há 208 mandados de prisão preventiva em 18 estados e no Distrito Federal. As ordens foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Até as 10h desta quinta, 38 pessoas haviam sido presas em nove unidades da federação: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Paraná e Distrito Federal.

Agentes da Polícia Federal permanecem nas ruas para localizar e capturar os outros 170 condenados ou investigados que tiveram pedidos de prisão preventiva autorizados.

Cerca de 100 alvos são considerados foragidos e outros teriam descumprido medidas cautelares, como uso de tornozeleira e comparecimento à Justiça.

Veja também

Senado aprova taxação de compras internacionais de até US$ 50

Brasil lidera ranking com 6,3 milhões de casos de dengue

Entre os que fugiram, o principal destino teria sido a Argentina, onde estariam mais de 60 pessoas segundo informações dos investigadores relatadas pelo portal g1.

A Operação Lesa Pátria apura supostos crimes cometidos nos atos de 8 de janeiro de 2023 que incluem abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

No início de maio, reportagem mostrou que ao menos 10 pessoas investigadas ou condenadas pelos atos de 8 de janeiro teriam quebrado tornozeleiras eletrônicas e fugido do Brasil. Entre eles estariam três catarinenses já condenados pelos ataques na Capital federal.

Fonte:
NSC Total

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Feminicídios crescem 66% em Santa Catarina em 2026

Santa Catarina registrou um aumento expressivo nos casos de...

Casal de idosos é internado com múltiplos ferimentos após agressão do próprio filho

Um homem foi preso na madrugada desta segunda-feira (18)...

Governo de SC decreta estado de alerta climático diante de previsão de El Niño intenso

O governo de Santa Catarina deve oficializar nesta segunda-feira...

Van escolar colide contra poste em Videira na manhã desta segunda-feira

Uma colisão envolvendo uma van escolar foi registrada na...

Aposta de Caçador fatura prêmio na quina da Mega-Sena

A sorte voltou a bater na porta de apostadores...

Idoso desaparece após sair para colher pinhão em mata no Meio-Oeste

Um idoso de 68 anos foi resgatado pelo Corpo...

Incêndio em empresa de reciclagem ameaça barracões e mobiliza bombeiros em Videira

Um incêndio registrado na noite deste domingo (17) mobilizou...

Casa é destruída por incêndio no Centro de Videira

Um incêndio estrutural mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros...