Plataforma reúne municípios brasileiros e faz análise comparativa dos indicadores. A Cidade Única reúne informações online dos 5.570 municípios em mais de 250 indicadores sociais, demográficos e econômicos. A solução, criada pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC), por meio do Observatório FIESC, em parceria com o Sebrae/SC, apresenta uma análise personalizada, em que é possível comparar as localidades de qualquer estado e fornecer insights para o planejamento da gestão municipal.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Atualmente, 110 municípios catarinenses que participam do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae, têm acesso exclusivo aos dados da plataforma. Com acesso online, simplificado e dinâmico, é possível acompanhar o desempenho nos eixos: Demografia, Social, Infraestrutura, Orçamento Público, Economia, Setor Primário, Saúde, Educação e Potencial de Consumo.
“São disponibilizadas informações fundamentais para a organização e execução de serviços no âmbito local, extraídas em mais de 40 bases públicas, com pelo menos cinco anos de série histórica. Por isso, a ferramenta pode auxiliar na transformação em ‘cidades inteligentes’, mais planejadas, desenvolvidas e sustentáveis”, destaca o presidente em exercício da FIESC, Gilberto Seleme.
Veja também
Valores a receber: brasileiros ainda não sacaram R$ 7,41 bi
Número de microempreendedores individuais em Santa Catarina cresce 21,1%
Desenrola Brasil: Consumidor pode renegociar dívidas na terceira fase
A plataforma apresenta os principais indicadores, cruzando informações de até dez municípios do país, que podem ser compartilhados com a população, o que torna a administração pública mais transparente e acessível.
O diretor superintendente do Sebrae/SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca, ressalta a relevância dessa ferramenta para a gestão municipal. “A gestão inteligente dos dados é uma aliada do gestor público. Com todas as informações disponibilizadas pela plataforma, o gestor pode desenhar um planejamento estratégico e constituir políticas públicas que estejam de acordo com as necessidades do seu município. Essa atualização na ferramenta aumenta ainda mais a possibilidade de análise desses dados”, comenta.
O gestor do Cidade Única e analista de dados do Observatório FIESC, Pedro Maranhão, afirma que a plataforma está em constante atualização, com desenvolvimento de novas funcionalidades e inserção de indicadores. “O Cidade Única compara municípios com características sociais, demográficas e econômicas similares, chamados de cluster, e isso permite que a prefeitura trace metas de desenvolvimento, faça parcerias e adote estratégias semelhantes a casos de sucesso no país”, ressaltou.
Para mais informações, acesse em www.cidadeunica.com.br
Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais: