Prorrogado o prazo para regularização do exame toxicológico

Para verificar se precisa realizar o exame toxicológico, o Ministério dos Transportes orienta que seja consultado o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT)

Os motoristas que possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E, que ainda não realizaram o exame toxicológico ou estão com o teste vencido e perderam o prazo limite de 28 de dezembro de 2023, terão mais uma chance para regularizar a situação.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou, no Diário Oficial da União desta sexta-feira (26), novos prazos para o cumprimento da determinação.

As datas-limite estabelecidas são 31 de março de 2024, para motoristas com validade da CNH entre janeiro e junho e 30 de abril para condutores cujo documento tenha vencimento entre julho e dezembro.

Publicidade

O exame toxicológico é uma determinação prevista no Código de Trânsito Brasileiro para identificar o uso de substâncias psicoativas que possam comprometer a capacidade de direção e causar acidentes.

Idade

Os condutores com mais de 70 anos das categorias C, D e E, de ônibus e caminhões, por exemplo, devem realizar o exame para emissão e renovação da CNH, além de atualizações a cada dois anos e seis meses.

Veja também

Nova carteira de identidade é emitida em todo Brasil a partir desta quinta

Rodovias no Meio-Oeste seguem sem previsão para reparos

Laboratórios credenciados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) fazem a análise a partir de amostras de cabelo, pelo ou unha, e os resultados levam cerca de 15 dias para serem emitidos.

Atualmente, no site da Senatran, há 17 redes de laboratórios credenciados a fazer o exame. Os custos ficam a cargo das empresas contratantes dos motoristas ou dos próprios condutores, caso sejam autônomos.

Para verificar se precisa realizar o exame toxicológico, o Ministério dos Transportes orienta que seja consultado o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), onde é necessário realizar o cadastro ou login, por meio da conta gov.br.

Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais:

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Defesa Civil se prepara para o El Niño em Videira

A Defesa Civil de Videira já iniciou uma série...

Frio aumenta risco de incêndios; Bombeiros orientam sobre cuidados em casa

Com a chegada do frio no Meio-Oeste de Santa...
00:00:00

Palavras em Ação – Edição do dia 20 de junho

https://www.youtube.com/watch?v=kQQ-vRhlUIE
00:27:41

Videira Notícias – 19/06/2026

https://www.youtube.com/watch?v=xTuh8JJDv9g

Asfalto vai ligar Iomerê e Pinheiro Preto

A Prefeitura de Iomerê assinou nesta quinta-feira (19) a...

Brasil atropela o Haiti na Copa: veja como foram os gols da Seleção em noite de festa

A Seleção Brasileira finalmente entregou a atuação que o...

Homem é preso danificando placa de sinalização de trânsito

Na noite de quinta-feira (18) a Central de Emergências...

Frente fria mantém instabilidade no sábado e dá trégua no domingo em SC

No sábado (20), a frente fria segue se deslocando...