Prorrogado o prazo para regularização do exame toxicológico

Para verificar se precisa realizar o exame toxicológico, o Ministério dos Transportes orienta que seja consultado o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT)

Os motoristas que possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E, que ainda não realizaram o exame toxicológico ou estão com o teste vencido e perderam o prazo limite de 28 de dezembro de 2023, terão mais uma chance para regularizar a situação.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou, no Diário Oficial da União desta sexta-feira (26), novos prazos para o cumprimento da determinação.

As datas-limite estabelecidas são 31 de março de 2024, para motoristas com validade da CNH entre janeiro e junho e 30 de abril para condutores cujo documento tenha vencimento entre julho e dezembro.

Publicidade

O exame toxicológico é uma determinação prevista no Código de Trânsito Brasileiro para identificar o uso de substâncias psicoativas que possam comprometer a capacidade de direção e causar acidentes.

Idade

Os condutores com mais de 70 anos das categorias C, D e E, de ônibus e caminhões, por exemplo, devem realizar o exame para emissão e renovação da CNH, além de atualizações a cada dois anos e seis meses.

Veja também

Nova carteira de identidade é emitida em todo Brasil a partir desta quinta

Rodovias no Meio-Oeste seguem sem previsão para reparos

Laboratórios credenciados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) fazem a análise a partir de amostras de cabelo, pelo ou unha, e os resultados levam cerca de 15 dias para serem emitidos.

Atualmente, no site da Senatran, há 17 redes de laboratórios credenciados a fazer o exame. Os custos ficam a cargo das empresas contratantes dos motoristas ou dos próprios condutores, caso sejam autônomos.

Para verificar se precisa realizar o exame toxicológico, o Ministério dos Transportes orienta que seja consultado o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), onde é necessário realizar o cadastro ou login, por meio da conta gov.br.

Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais:

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Domingo de eleição terá chuva e risco de temporais no Meio-Oeste de SC

Eleitores que forem às urnas neste domingo precisam redobrar a atenção devido à previsão de chuva e temporais no Meio-Oeste de Santa Catarina.

Bombeiro de folga salva homem durante incêndio em residência em Monte Carlo

Profissional agiu antes da chegada da guarnição em Monte Carlo para retirar vítima de imóvel em chamas.

Moradores levam pets para tradicional bênção na Catedral de Caçador

A Catedral São Francisco de Assis, no centro de...

Voo oficial leva para a capital equipamento sorteado em Caçador

Uma aeronave do Corpo de Bombeiros pousou no Aeroporto...

Urna de Caçador é sorteada para teste público de integridade

Uma urna eletrônica da 6ª Zona Eleitoral de Caçador...

Incêndio em caminhão mobiliza Corpo de Bombeiros na SC-135

O Corpo de Bombeiros Militar atuou no combate às chamas em um caminhão na SC-135, na tarde deste sábado.

Confira os locais de votação em Videira, Arroio Trinta, Salto Veloso e Iomerê

Os eleitores de Videira, Arroio Trinta, Salto Veloso e...

Tangará, Ibiam, Ibicaré, Pinheiro Preto e Treze Tílias: confira os locais de votação

Eleitores de Tangará, Ibiam, Ibicaré, Pinheiro Preto e Treze...