Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Prorrogado o prazo para regularização do exame toxicológico

Para verificar se precisa realizar o exame toxicológico, o Ministério dos Transportes orienta que seja consultado o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT)

Os motoristas que possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E, que ainda não realizaram o exame toxicológico ou estão com o teste vencido e perderam o prazo limite de 28 de dezembro de 2023, terão mais uma chance para regularizar a situação.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou, no Diário Oficial da União desta sexta-feira (26), novos prazos para o cumprimento da determinação.

As datas-limite estabelecidas são 31 de março de 2024, para motoristas com validade da CNH entre janeiro e junho e 30 de abril para condutores cujo documento tenha vencimento entre julho e dezembro.

Publicidade

O exame toxicológico é uma determinação prevista no Código de Trânsito Brasileiro para identificar o uso de substâncias psicoativas que possam comprometer a capacidade de direção e causar acidentes.

Idade

Os condutores com mais de 70 anos das categorias C, D e E, de ônibus e caminhões, por exemplo, devem realizar o exame para emissão e renovação da CNH, além de atualizações a cada dois anos e seis meses.

Veja também

Nova carteira de identidade é emitida em todo Brasil a partir desta quinta

Rodovias no Meio-Oeste seguem sem previsão para reparos

Laboratórios credenciados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) fazem a análise a partir de amostras de cabelo, pelo ou unha, e os resultados levam cerca de 15 dias para serem emitidos.

Atualmente, no site da Senatran, há 17 redes de laboratórios credenciados a fazer o exame. Os custos ficam a cargo das empresas contratantes dos motoristas ou dos próprios condutores, caso sejam autônomos.

Para verificar se precisa realizar o exame toxicológico, o Ministério dos Transportes orienta que seja consultado o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), onde é necessário realizar o cadastro ou login, por meio da conta gov.br.

Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais:

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Mascote do Jasc homenageia goleiro Danilo, herói da Chape

O mascote oficial dos Jogos Abertos de Santa Catarina...

Dentista e auxiliar são presos por fraude no ponto eletrônico com uso de dedo de silicone

Uma denúncia recebida pela Prefeitura de Schroeder revelou um...

Catarinenses usarão 13º salário para quitar dívidas, aponta Fecomércio

Quitar dívidas acumuladas e poupar ou investir o que...

Apenas 56% dos alunos da rede pública de SC se inscreveram no Enem 2025

Os dados do Enem 2025 revelam, pelo segundo ano...

Justiça manda soltar líder do Comando Vermelho capturado em SP

A Justiça do Rio de Janeiro determinou, no domingo...

Mais Lidas da semana

Motorista de aplicativo morto a tiros em Videira é cremado

O motorista de aplicativo Valtemir da Silva, de 49...

Ciclone extratropical provoca tempestades intensas na sexta e sábado em SC

Entre sexta-feira (7) e sábado (8), a formação de...

Identificada vítima de acidente na SC-350 em Caçador

Foi identifica a vítima fatal de acidente ocorrido na...

Mulher de Videira fica presa aos pedais em acidente na SC-355 e é resgatada

Na manhã desta quinta-feira, o Trem de Socorro do...

Nova imagem de Nossa Senhora surge em tronco de pinus em SC

Um novo episódio de fé chamou atenção em Santa...

Outros Tópicos Interessantes