Brasil e Mundo

SC é o 6º estado com maior geração empregos formais em 2023

Santa Catarina fechou o ano de 2023 com a criação de 62,7 mil empregos formais. O saldo positivo foi construído principalmente pelos setores de serviços, responsável por 46,3 mil novas vagas.

O comercio vem em seguida com a geração de 11,8 mil postos de trabalho. A indústria também teve destaque, com 3,8 mil carteiras assinadas.

Dentro dos números da indústria, o destaque foram os 6 mil empregos criados pelo ramo da construção. É o segundo ano consecutivo que a construção contribui positivamente para os números da indústria, acompanhando a melhora nos gastos familiares, como revela o Observatório da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).

Para o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck, os números devem ser comemorados:

“Mais uma vez, nosso estado se destaca positivamente em relação aos demais estados brasileiros, mesmo considerando que alguns contrataram em maior quantidade, como é o caso de São Paulo, que possui uma população maior. Isso evidencia a capacidade dos trabalhadores, das empresas e o espírito empreendedor catarinense, bem como o apoio das políticas públicas do Governo Estadual, liderado pelo governador Jorginho Mello. Este apoio é fundamental para promover a inclusão social por meio do trabalho formal”, disse Dreveck.

Na lista das Unidades da Federação que mais geraram empregos formais no ano, Santa Catarina ocupa a 6º posição, atrás dos estados mais populosos de São Paulo (+390.719), Rio de Janeiro (+160.570), Minas Gerais(+140.836), Paraná (+87.599) e Bahia (+71.922). Em termos relativos, a expansão do emprego formal em SC foi de 2,67% em 2023, abaixo da média nacional (3,49%), mas acima da região Sul (2,49%).

Os serviços foram o grupamento com o maior saldo, com 46.339 empregos criados em 2023. Dentre os subsetores, chama atenção o aumento do ramo de Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas, com 20.106 novos empregos (ou seja, 1 de cada 3 empregos novos em SC foram nesse ramo).

Veja também

Celesc reforça dicas para economia de energia

SC entre os maiores produtores de batata do Brasil

No acumulado de 2023, Joinville (+9.428), Itajaí (+6.262) e Florianópolis (+3.679) lideraram a geração de empregos em SC. Negativamente, 86 municípios diminuíram o estoque de trabalhadores em 2023, sendo os piores resultados verificados em Rio do Sul (-376), São João Batista (-770) e São Bento do Sul (-1.075).

Consumo em alta

A estabilização dos preços dos alimentos e o aquecimento do consumo das famílias contribuíram para a geração de 3,5 mil vagas no setor alimentício, dos quais 2 mil novos empregos foram gerados no abate e processamento de carnes. Ainda refletindo o aumento dos gastos das famílias, o ramo das indústrias de produtos químicos e plásticos, que geraram 2,8 mil empregos.

Para a economista Mariana Guedes, do Observatório da Fiesc, a redução nos custos de materiais de construção, especialmente instalações hidráulicas e elétricas, acabou refletindo em outras atividades, como a fabricação de condutores elétricos e tubos e acessórios de materiais plásticos. As vagas criadas pelos ramos de equipamentos elétricos, por exemplo, somaram 1,3 mil em 2023.

Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais:

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Silvia Helena Zatta

Recent Posts

Iomerê sedia evento para fortalecer a ovinocultura em SC

O Município de Iomerê, em parceria com a COOVICAP, realizará um importante encontro com o…

7 minutos ago

PM apreende 20 kg de maconha após perseguição em Joaçaba

PM apreende 20 kg de maconha após perseguição em Joaçaba na noite de domingo (19),…

17 minutos ago

Pátio do Hospital Salvatoriano Divino Salvador em Videira recebe pavimentação

A Prefeitura de Videira deu início, nesta segunda-feira (19), às obras de pavimentação no pátio…

34 minutos ago

Mulher furta celular e comparsa devolve objeto por aplicativo

Mulher furta celular e comparsa devolve objeto por aplicativo na madrugada de segunda-feira (19) após…

47 minutos ago

Três casos de gripe aviária são descartados e governo monitora novas suspeitas

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou a exclusão de três dos seis casos…

51 minutos ago

STF inicia julgamento do Núcleo 3 da tentativa de golpe de estado

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia, nesta terça-feira (20), o julgamento do…

1 hora ago

This website uses cookies.