SC teve 22 furtos ou roubos de veículos por dia em 2023

O top-10 mais visado pelos criminosos é quase todo formado por modelos de motos e carros populares

Santa Catarina registrou cerca de 22 casos de furto ou roubo de veículos por dia ao longo do ano passado. No período, ao menos 8.161 ocorrências dos crimes chegaram ao conhecimento da Polícia Civil, envolvendo carros, motocicletas e caminhonetes, além de caminhões, ônibus e até tratores.

Os dados foram cedidos pela Secretaria de Segurança Pública catarinense (SSP-SP). A reportagem verificou que dez modelos concentraram 3.612 casos, ou seja, quase metade do total (44%).

O top-10 mais visado pelos criminosos é quase todo formado por modelos de motos e carros populares, que também lideram os rankings dos veículos mais vendidos e, portanto, têm maior circulação nas ruas.

Publicidade

Há uma exceção na lista, contudo, ao menos no que se refere à faixa de preço que integra: a Toyota Hilux, que é líder de vendas em sua categoria, mas tem valor de mercado acima de R$ 300 mil em versões mais novas. Ao longo de 2023, o Estado teve 233 furtos e roubos envolvendo o modelo, o sexto mais visado.

Quadrilha especializadas

Ainda no ano passado, Santa Catarina chegou a ter duas operações policiais para combate a quadrilhas especializadas em furtos de caminhonetes: a chamada 4×4, em Balneário Camboriú, e a Latronis, contra crimes praticados em Barra Velha, ambas no Litoral Norte catarinense.

— Na operação 4×4, era contra um pessoal que estava furtando caminhonetes Hilux e levando elas para outros países, especialmente o Paraguai. Lá elas serviam de moeda de troca ou eram vendidas para quadrilhas envolvidas com tráfico de drogas, de armas e de cigarros — explica à reportagem, o delegado Diego Azevedo, à frente da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV/DEIC).

Veja também

Cresce a venda de veículos e expectativa é de aumento para 2024

Caçador registra queda nos índices de furtos e roubos em 2023

— É um pessoal especializado, inclusive com equipamentos de alta tecnologia para módulos, para chaves decodificadas, para conseguir ligar as caminhonetes, e também com equipamentos para bloquear rastreadores, que a gente chama de jammer. Ele liga esse equipamento e, se o veículo furtado tiver rastreador, bloqueia o sinal, e não é possível rastreá-lo — emenda o delegado.

Já carros menores e motocicletas, segundo o policial, têm sido furtados e roubados para abastecer um mercado ilegal de peças, após os veículos serem levados para desmanches em grandes cidades.

Mais recentemente, a delegacia especializada realizou uma operação contra um desmanche de motos em São José, na Grande Florianópolis, na última quarta (24). Na ocasião, foi encontrada uma motocicleta furtada e outras três com marcadores raspados. Três investigados foram presos em flagrante, pelos crimes de associação criminosa, adulteração de sinal identificador de veículo e receptação qualificada.

Veja os dez modelos mais visados por criminosos em SC

  1. Honda CG, especialmente a versão Fan, com 979 casos ao todo em 2023
  2. Volkswagen Gol foi alvo de 758 ocorrências em Santa Catarina, em especial a versão Special
  3. Fiat Uno, com 407 ocorrências
  4. Honda Biz, com 377 casos
  5. Chevrolet Corsa, com 301 casos, em especial a versão Wind
  6. Toyota Hilux, com 233 ocorrências
  7. Chevrolet Onix, com 152 casos
  8. Ford KA, com 140 casos
  9. Hyundai HB20, 133 ocorrências
  10. Fiat Palio, com 132 casos em 2023

Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais:

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Fonte:
NSC

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Um ano sem Papa Francisco: legado de fé, simplicidade e humanidade

Um ano após a morte do Papa Francisco, completado...

PM prende ladrões e recupera bens após furtos em Caçador

A Polícia Militar de Caçador teve trabalho dobrado entre...

Novo prazo para o fim do RG antigo é definido pelo Governo Federal

O Governo Federal decidiu dar um fôlego extra para...

CPF na nota: o perigo escondido por trás do desconto no mercado

A pergunta já virou parte da rotina em qualquer...

Incêndio destrói construção às margens do Rio do Peixe em Pinheiro Preto

Um incêndio registrado na madrugada desta terça-feira (21) mobilizou...

Ministério Público arquiva investigação sobre abordagem em transporte escolar em Videira

A 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Videira...

APAE de Videira completa 53 anos de história

A APAE de Videira celebra, no dia 21 de...