Secretários de Segurança Pública de todo o País estão reunidos em Brasília na 87ª Reunião Ordinária do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), que começou nesta quarta-feira (16) e prosseguirá nesta quinta-feira (17), no auditório do Tribunal de Contas da União (TCU).
Estão sendo discutidos pontos importantes como a integração entre os Estados para o combate ao crime organizado, alterações na legislação, enfrentamento da violência contra a mulher, inteligência, saúde dos profissionais da segurança, experiências e práticas exitosas. A reunião conta com representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e titulares ou representantes das pastas dos estados e do Distrito Federal.
Pela manhã, a abertura teve a presença do secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, que citou como foco de ações, por exemplo, o enfrentamento às facções criminosas e os feminicídios. Paralelamente ao evento, acontece a quinta edição do Seminário de Inteligência em Foco, realizado pela Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF).
Para o presidente do Consesp, Sandro Caron, que também é secretário de segurança pública do Rio Grande do Sul, a integração entre os órgãos está fortalecida e é preciso que essa aproximação seja usada para fortalecer a inteligência estratégica das forças de segurança.
Um dos pontos abordados pelo secretário da Segurança Pública de SC foi a proposta de avaliação de saúde física e mental dos policiais, bem como a implementação através do Ministério da Justiça de um auxílio financeiro para pagamento de plano de saúde.
Na quinta-feira, estão previstas novas reuniões sobre temas como a saúde dos profissionais de segurança pública; legislação sobre segurança pública e guardas Municipais (definição de competências e padronização de procedimentos).
O Consesp
O Consesp oferece às secretarias estaduais informações que possam subsidiar a formulação de diretrizes e metas em segurança pública e divulga ações de sucesso dos Estados que possam ser aplicadas por outras unidades da Federação.