Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Voo de repatriação do Líbano para o Brasil é adiado

A decisão foi tomada com base em preocupações relacionadas à segurança

O governo brasileiro decidiu adiar em 24 horas a decolagem do primeiro voo de repatriação de brasileiros que se encontram no Líbano, afetados pelo conflito na região. A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), que estava programada para sair de Beirute nesta sexta-feira (04), agora partirá no sábado (5), às 14h, pelo horário de Brasília.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O Ministério das Relações Exteriores justificou a mudança como uma medida de segurança, devido à necessidade de proteger os comboios terrestres que seguirão ao aeroporto da capital libanesa.

Publicidade

O avião da FAB, um KC-30 com capacidade para 220 pessoas, está atualmente em Lisboa, Portugal, aguardando condições para continuar a operação. Segundo o Itamaraty, novas informações sobre o voo serão divulgadas ao longo do dia.

A operação, batizada de Raízes do Cedro, teve início na quarta-feira (02), quando a aeronave decolou da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro.

Veja também

Jovem de SC morre no Líbano em conflitos recentes

Brasil envia avião para repatriação de brasileiros do Líbano

O objetivo é resgatar inicialmente 220 brasileiros, com prioridade para idosos, mulheres, crianças e pessoas com necessidades médicas. No entanto, o Itamaraty estima que cerca de 3 mil brasileiros desejam deixar o Líbano, principalmente residentes no Vale do Bekaa e em Beirute.

O conflito

Desde o agravamento do conflito entre Israel e o grupo extremista Hezbollah, o Líbano tem sido alvo de bombardeios aéreos.

Ataques recentes atingiram as proximidades do aeroporto de Beirute, o que elevou as preocupações de segurança para a operação. Dois brasileiros já morreram desde a intensificação dos ataques a partir de 20 de setembro.

Foto: AP Photo/Hassan Ammar

Preocupação com a segurança

Em declarações anteriores, o chanceler brasileiro Mauro Vieira havia ressaltado que as garantias de segurança para o pouso da aeronave seriam fundamentais para o sucesso da operação.

O governo também avalia rotas alternativas para o resgate, caso o aeroporto de Beirute se torne inviável.

Entre as opções estão bases aéreas russas na Síria ou, em uma solução mais complexa, o uso do Chipre para a retirada dos brasileiros.

Prioridade de resgate e continuidade da operação

Segundo as autoridades, a prioridade do resgate é para brasileiros não residentes, seguidos por residentes no Líbano, com foco em grupos mais vulneráveis, como idosos e gestantes.

A previsão é de que o Brasil tenha capacidade para retirar até 500 pessoas por semana do Líbano.

Apesar da oferta de voos comerciais, muitos brasileiros enfrentam dificuldades financeiras para sair do país por conta própria. Aqueles que não podem pagar pela viagem estão sendo incluídos na lista de repatriados, montada pela Embaixada do Brasil em Beirute.

A decisão pela missão oficial de repatriação foi tomada após uma reunião entre o presidente Lula e o ministro Mauro Vieira, no início da semana, durante uma visita ao México.

A embaixada brasileira começou as consultas para repatriação na semana anterior, e o número de interessados vem crescendo diariamente.

Em 2006, durante a última grande crise militar entre Israel e Hezbollah, cerca de 3 mil brasileiros também deixaram o Líbano.

O governo brasileiro, em colaboração com a Força Aérea e o Itamaraty, está monitorando a situação e espera garantir a segurança de todos os brasileiros que optaram por voltar ao país de origem.

Voo de repatriação do Líbano para o Brasil é adiado
Foto: Divulgação/FAB

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações G1

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Uniarp firma convênio e fortalece presença internacional

A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp)...

Cidades Sustentáveis em Debate: Desafios e Soluções no Meio-Oeste Catarinense

Cidades sustentáveis têm dominado as discussões sobre meio ambiente...

SC impulsiona alta produção e leva Brasil a zerar importação de cebola

O Brasil não importou cebola em outubro, situação inédita...

Publicação Legal – Prefeitura de Tangará – Aviso de Licitação – Processo Licitatório n. 2/2025 Chamada Pública n. 1/2025

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ Aviso de LicitaçãoProcesso...

Hemosc enfrentam estoque crítico de sangue e pedem doações urgentes

Os hemocentros de Santa Catarina enfrentam situação crítica e...

Mais Lidas da semana

Zé Trovão cumpre agenda política em Videira nesta segunda-feira

O deputado federal Zé Trovão (PL), cumpre uma extensa...

Homem mata esposa e filha e comete suicídio em cidade catarinense

Um crime de extrema violência chocou o município de...

Homem embriagado é preso após perseguição com máquina agrícola em Fraiburgo

Na noite desta terça-feira (11), a Polícia Militar de...

Homem morre após levar soco durante desentendimento

Homem morre após levar soco durante desentendimento doméstico ocorrido...

Ônibus de banda catarinense se envolve em colisão e deixa um morto e feridos

Um grave acidente deixou uma pessoa morta e sete...

Outros Tópicos Interessantes