Mais uma vez, lixo foi encontrado às margens da rodovia SC-135, na saída de Caçador em direção a Rio das Antas, nas proximidades da Granja Três Palmeiras e da empresa Rumobras. A situação revolta moradores e aciona a equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que promete agir com rigor contra os infratores.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O secretário Cláudio Rottava foi enfático ao afirmar que a fiscalização está ativa e que os responsáveis serão punidos. “Se não serve para você, por que colocar em frente à casa dos outros? Aqui em Caçador temos estrutura para o descarte correto de todos os resíduos”, afirmou. Ele também reforçou que até empresas já foram identificadas praticando descartes irregulares.
A coleta de lixo no município atende 100% da área urbana com serviços regulares e recicláveis. Na área rural, há coleta semanal por meio de ecopontos e pontos de descarte. Mesmo assim, moradores continuam depositando lixo em locais proibidos. O secretário lamenta ter que deslocar servidores e máquinas que atuam em melhorias rurais para fazer a limpeza do local novamente.
Veja também
Vereador sugere curso de primeiros socorros para pais de recém-nascidos
Polícia Ambiental autua produtor por vazamento de dejetos em Treze Tílias
A engenheira ambiental Camila Maboni detalha que o material descartado é majoritariamente lixo doméstico, que deveria ser encaminhado à coleta regular. Ela alerta que não há justificativa para o descarte irregular, já que o serviço de coleta atende todas as regiões.
A população pode colaborar denunciando. Basta fotografar e enviar imagens com a placa do veículo para o WhatsApp (49) 99129-9775. O sigilo é garantido e os responsáveis serão autuados. O mesmo contato pode ser usado para solicitar o recolhimento dos resíduos.
“Dinheiro público é sagrado. Não podemos aceitar que todos paguem pela irresponsabilidade de poucos”, reforçou Cláudio.
Nossas Redes Sociais