Caçador recebeu, no dia 20 de agosto, uma edição especial do CHIMAtalks no Trecho, evento itinerante promovido pela ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia) e Orion Parque, que busca conectar inovação, tecnologia e empreendedorismo.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Realizado no Centro de Inovação Inova Contestado, o encontro reuniu cerca de 20 participantes para um bate-papo informal e inspirador sobre o tema “Ganhe tempo e fature mais com Inteligência Artificial”.
Conduzido por Marco Cevey, especialista em tecnologia e CEO da startup YouDeserve, o evento mergulhou em como a IA está revolucionando o cotidiano de empresas e profissionais.
Veja também
SC terá voos regionais com conexão em Joaçaba e Caçador até o fim de 2025
Daniel Tenconi assume superintendência do SESI Santa Catarina
A abordagem prática e acessível trouxe à tona o conceito de “agentes de IA” e o uso de ferramentas “low-code”, que permitem a criação de aplicativos e sites, e até a automação de processos de vendas, sem a necessidade de conhecimento técnico.
O debate ressaltou que a tecnologia não é apenas para grandes corporações, mas uma ferramenta poderosa para otimizar processos e aumentar o faturamento em pequenos e médios negócios.
Ao longo do encontro, foram apresentados exemplos de como a IA é aplicada na produção de conteúdo, desde a criação de textos e roteiros para redes sociais até a análise de dados para aumentar o alcance e o engajamento de publicações.
O tema da segurança e privacidade também foi central, alertando os participantes sobre os riscos de compartilhar dados sensíveis com plataformas gratuitas e a crescente ameaça dos “deepfakes”.
A conversa evoluiu para as implicações profissionais e o desafio de convencer gestores a investir em tecnologia. A principal lição compartilhada por Marco Cevey e outros participantes é que a linguagem mais eficaz para a alta gestão é a financeira, focada em ganhos de produtividade e economia de custos.
A IA foi apresentada não como um substituto, mas como um assistente que permite ao profissional focar em atividades mais estratégicas e criativas. A troca de experiências revelou que, para muitos, a inteligência artificial já é um elemento vital, e seu uso consciente pode gerar resultados impressionantes.
Mais do que um debate, o CHIMAtalks proporcionou um espaço para troca de ideias e conexões, reforçando o propósito do evento de fortalecer o ecossistema de inovação em Santa Catarina.