Casal de cicloviajantes passa por Caçador após 7.800 km de viagem

Jesus e Angélica sairam de Araucária/PR há 10 meses e já pedalaram pelo Brasil e países vizinhos

A cidade de Caçador recebeu nesta semana a visita de um casal de cicloviajantes, que há 10 meses percorre o Brasil e países vizinhos de bicicleta. Jesus Santos do Nascimento e Angélica Regina Untal, saíram de Araucária (PR) no dia 3 de outubro do ano passado e já rodaram 7.800 quilômetros.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O trajeto incluiu passagens por Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Uruguai, Argentina, Bolívia e Paraguai. O casal contou que a viagem nasceu de um sonho inspirado por outros cicloviajantes. “A ideia era montar um motorhome, mas acabamos vendendo o carro. Um dia vi um vídeo e pensei: ‘isso é o que vamos fazer’. No começo achei que não tinha mais idade para isso, mas a Angélica fixou a ideia, compramos as bicicletas e partimos”, relatou Jesus.

Publicidade

A rotina é marcada pela incerteza e pelo improviso. “Não sabemos onde vamos dormir ou quem vamos conhecer. Às vezes pedalamos 20, 40 ou até 90 quilômetros por dia. Onde der para chegar, a gente fica”, explicou.

Antes de cair na estrada, Jesus trabalhou como taxista, motorista de caminhão, guincho e fotógrafo de eventos. Hoje, o objetivo do casal vai além dos destinos. “Queremos conhecer pessoas, mais até do que lugares. O Brasil ainda é muito grande para nós”, disse.

Sem data para encerrar a aventura, os cicloviajantes seguem explorando estradas, histórias e conexões humanas.

Motivos para sair

Para Angélica, o gatilho foi pessoal. “Estávamos no início de uma depressão. Os filhos já casados, a casa vazia… Quando vi aquele vídeo, disse: é isso que vamos fazer”.

Ela revelou que a viagem, apesar de simples e com poucos recursos, tem ajudado na saúde mental. “Não tomo nenhum remédio, graças a Deus. Essa vida me fez muito bem”.

O casal vive na estrada com baixo custo, montando barracas em postos de gasolina ou aceitando a hospitalidade de famílias. Em países como Uruguai, Argentina e Paraguai, passaram semanas sem pagar hospedagem.

Eles seguirão de Caçador para Rio do Sul, Praia da Gamboa e Joinville, antes de regressar a Araucária para rever filhos e netos, iniciando depois uma nova jornada pelo Brasil.

Angélica destaca que a experiência também transformou seu jeito de encarar a vida. “Sempre fui muito medrosa. Hoje, durmo tranquila na barraca. Descobri uma coragem que eu nem sabia que tinha”.

UCC destaca a inspiração dos cicloviajantes

Durante a visita do casal de cicloviajantes a Caçador, integrantes da União Caçadorense de Ciclismo (UCC) participaram de um encontro para conhecer a história e a jornada de quem deixou a rotina para viajar pelo Brasil sobre duas rodas.

O ciclista caçadorense Mauro de Pares, contou que já realizou duas viagens de bicicleta — de Caçador a São José dos Ausentes e de Dionísio Cerqueira a Laguna — mas destacou que, diferentemente do casal, suas experiências tiveram distâncias menores e menos planejamento. “Nós buscamos recursos de cada um e planejamos as paradas em pousadas. É muito gratificante para quem faz, porque a gente conhece e desvenda muito desse mundo”, afirmou.

Para ele, o que mais chama atenção é o fato de que Jesus e Angélica não eram ciclistas antes de iniciar a aventura. “De repente, resolvem conhecer o mundo em cima de uma bicicleta. Isso exige um planejamento muito bem feito e uma predisposição enorme”, disse.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | com informações Rita Martini

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Morre o influenciador Lito Sousa, aos 59 anos

O influenciador digital e especialista em aviação Lito Sousa...

Universo UNIARP recebe cerca de 2 mil estudantes e inspira futuros profissionais

Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) viveu...

Sexta-feira terá frio e tempo firme em Santa Catarina

A sexta-feira (02) será marcada pelo tempo firme e...

Defeso da piracema começa nesta quinta-feira e vai até janeiro de 2027

Período da piracema traz restrições rígidas para a pesca na Bacia do Rio Uruguai em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Aplicativos da Justiça Eleitoral permitem acompanhar apuração em tempo real

Eleitores poderão acompanhar resultados das urnas e conferir boletins por meio de ferramentas oficiais da Justiça Eleitoral.

Jovens de Arroio Trinta se apresentam no Festival de Teatro de Videira

A Oficina Municipal de Teatro de Arroio Trinta apresentou a peça A Flautista de Hamelin na quarta-feira.

Fim do limite no Pix por aproximação altera regras de pagamentos

Nova determinação do Banco Central permite que correntistas definam valores personalizados para transações por aproximação e carteiras digitais.