Casan orienta como turistas devem descartar papel higiênico no Brasil

O comunicado, disponível em inglês e espanhol, recomenda não descartar o papel no vaso sanitário

A chegada de turistas estrangeiros ao Brasil traz à tona algumas diferenças culturais, inclusive no uso do banheiro. Em muitos países, é comum o descarte do papel higiênico diretamente no vaso sanitário. No entanto, no Brasil, a prática correta é descartá-lo no cesto de lixo. A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) reforça essa orientação para preservar a saúde dos Sistemas de Esgotamento Sanitário e evitar problemas operacionais.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A recomendação é especialmente dirigida aos turistas que se hospedam em hotéis, casas de familiares ou imóveis alugados.

Publicidade

O alerta está sendo divulgado em português, espanhol e inglês, com o objetivo de informar sobre as boas práticas no uso do sistema de esgoto brasileiro.

No comunicado, a CASAN esclarece que as redes de esgoto no Brasil não foram projetadas para receber papel higiênico.

E que o descarte inadequado pode causar obstruções ou entupimentos tanto nas residências quanto nas redes públicas, resultando em custos com reparos desnecessários.

Veja também

Florianópolis é o 4º destino mais procurado do mundo para o verão

Celesc reforça dicas para economia de energia no verão

Segundo a Casan, quando o papel higiênico é descartado no vaso, ele pode seguir pelas redes de esgoto e acumular-se com outros resíduos, prejudicando o fluxo nas tubulações. Isso compromete o funcionamento das Estações Elevatórias e de Tratamento de Esgoto, acarretando manutenções caras e interrupções no sistema.

Além disso, o desperdício de água é um problema associado ao descarte incorreto.

Cada descarga de seis segundos consome cerca de 12 litros de água, e o uso excessivo de água para acionar o vaso sanitário resulta em contas de água mais altas.

A CASAN recomenda ainda, especialmente durante o verão, quando o consumo de água e o volume de esgoto aumentam, seguir boas práticas, dentre elas a Companhia elenca:

  • Descartar o papel higiênico na lixeira: para evitar entupimentos e economizar água;
  • Mantenha os ralos limpos: isso evita que resíduos sólidos sejam levados para o sistema de esgoto;
  • Não ligue calhas e ralos de chuva na rede de esgoto: essas águas devem ser direcionadas para a drenagem pluvial;
  • Não despejar óleo de fritura na pia: o óleo solidifica e causa obstruções nas tubulações;
  • Direcione águas residuais corretamente: o esgoto do tanque e da lavanderia deve ser encaminhado para o sistema de esgoto e nunca para áreas abertas;
  • Não abra Poços de Visitas (PVs): essa prática, além de ser vandalismo, prejudica o sistema público e representa riscos de acidentes.

A nota é finalizada reforçando que ao adotar essas práticas é essencial para garantir a eficiência do sistema de esgotamento sanitário, proteger o meio ambiente e garantir um verão mais sustentável e seguro para todos.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Casan

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Domingo de eleição terá chuva e risco de temporais no Meio-Oeste de SC

Eleitores que forem às urnas neste domingo precisam redobrar a atenção devido à previsão de chuva e temporais no Meio-Oeste de Santa Catarina.

Bombeiro de folga salva homem durante incêndio em residência em Monte Carlo

Profissional agiu antes da chegada da guarnição em Monte Carlo para retirar vítima de imóvel em chamas.

Moradores levam pets para tradicional bênção na Catedral de Caçador

A Catedral São Francisco de Assis, no centro de...

Voo oficial leva para a capital equipamento sorteado em Caçador

Uma aeronave do Corpo de Bombeiros pousou no Aeroporto...

Urna de Caçador é sorteada para teste público de integridade

Uma urna eletrônica da 6ª Zona Eleitoral de Caçador...

Incêndio em caminhão mobiliza Corpo de Bombeiros na SC-135

O Corpo de Bombeiros Militar atuou no combate às chamas em um caminhão na SC-135, na tarde deste sábado.

Confira os locais de votação em Videira, Arroio Trinta, Salto Veloso e Iomerê

Os eleitores de Videira, Arroio Trinta, Salto Veloso e...

Tangará, Ibiam, Ibicaré, Pinheiro Preto e Treze Tílias: confira os locais de votação

Eleitores de Tangará, Ibiam, Ibicaré, Pinheiro Preto e Treze...