Ícone do site PortalRBV

China libera importação de frango brasileiro após suspensão de seis meses

China libera importação de frango brasileiro após suspensão de seis meses

Foto: Divulgação

A China anunciou nesta sexta-feira (7) a retomada das importações de frango brasileiro, conforme comunicado da Administração Geral das Alfândegas do país (GACC).

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

“Com base nos resultados da análise de risco de surtos de influenza aviária de alta patogenicidade (IAPP) fica suspensa a proibição a partir da data deste anúncio”, diz o documento, datado de 31 de outubro. A decisão entra em vigor imediatamente.

Fontes informam que a liberação do frango brasileiro já havia sido definida há mais de uma semana. Entretanto, era necessária uma reunião do Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China para formalizar a medida, que ocorreu na tarde desta sexta-feira no país asiático, madrugada no Brasil.

As exportações brasileiras estavam suspensas desde 16 de maio, após um caso de gripe aviária em plantel comercial em Montenegro, no Rio Grande do Sul. A medida segue o protocolo sanitário bilateral entre Brasil e China.

Em setembro, técnicos chineses auditaram granjas de corte e reprodução no Brasil, avaliando os controles sanitários contra influenza aviária. A missão foi crucial para liberar novamente o mercado chinês, que é o principal destino do frango brasileiro.

Mercado chinês

Em 2024, a China recebeu 561 mil toneladas de carne de frango do Brasil, gerando US$ 1,288 bilhão em exportações, segundo dados do Agrostat. O país representa cerca de 13% do mercado externo da proteína brasileira.

Desde junho, o Brasil buscava retomar as exportações, após a recuperação do status de país livre de gripe aviária em plantel comercial, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

O protocolo bilateral prevê a suspensão de certificações em caso de surtos, mas a retomada dependia da validação chinesa.

Além disso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu pessoalmente ao presidente Xi Jinping que a China voltasse a comprar frango brasileiro.

Durante telefonema em 11 de agosto, Lula mencionou o assunto três vezes, lembrando que o Brasil é principal fornecedor de pés de frango à China, movimentando cerca de US$ 1 bilhão ao ano.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Sair da versão mobile