Um espetáculo nos céus chamou a atenção dos moradores de Santa Catarina entre terça (22) e quarta-feira (23). A tradicional chuva de meteoros Líridas iluminou o céu em cidades como Canoinhas, Monte Castelo e Joinville, gerando encanto — e até sustos — entre quem presenciou o fenômeno.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O evento acontece anualmente, quando a Terra atravessa a trilha de detritos deixada pelo cometa Thatcher. As partículas se aquecem ao entrar na atmosfera terrestre, formando rastros luminosos visíveis a olho nu, especialmente em locais com pouca poluição luminosa.
De acordo com a Agência Brasil, a chuva Lírida ocorre todos os anos entre os dias 14 e 30 de abril e é uma das mais antigas já registradas pela humanidade.
Veja também
SC tem 54 mil casos de dengue e aumento de 762% em chikungunya
Epagri confirma perdas na agricultura após granizo no final de semana
Mais de 48 mil fiéis já passaram pelo velório do Papa Francisco
Clarão impressionou no Planalto Norte
“Clareou a lavoura inteira! ”, descreveu Gustavo Pimentel ao avisar o amigo Jocimar Justino, astrônomo amador, sobre o meteoro que cruzou o céu às 19h01min49s em Monte Castelo.
A câmera Sul de Jocimar capturou o objeto por cerca de 10 segundos, mas por operar no infravermelho, não revelou a intensa coloração avistada a olho nu.
Relatos semelhantes e possíveis gravações em outras estações da BRAMON espalhadas pelo Sul do país indicam que o fenômeno teve ampla visibilidade e emocionou inúmeras pessoas que viram o céu se acender em verde esmeralda.
Uma câmera de segurança de uma madeireira no bairro Campo d’Água Verde, em Canoinhas, também registrou o momento.
Jocimar Justino explicou que o fenômeno pode ter sido visto também em outros estados como Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo, além de países vizinhos, devido à sua grande altitude.
Registro em Joinville
Já em Joinville, o motorista de aplicativo Micael Boaventura flagrou o momento exato em que um dos meteoros cruzou o céu. Ele estava na rua Concórdia e usava uma câmera veicular.
“Estava finalizando uma viagem. Na hora que vi, fiquei impressionado. Logo que passou, finalizei a viagem e fui rever através da câmera”, contou.
Nossas Redes Sociais