Conselho Tutelar atende mais de 300 denúncias de risco contra crianças e adolescentes em Videira

No total foram mais de 800 atendimentos no primeiro semestre de 2025

O Conselho Tutelar de Videira divulgou um balanço que emociona e alerta a toda a comunidade. Nos primeiros seis meses de 2025, foram realizados mais de 800 atendimentos, entre eles, cerca de 300 denúncias que revelam situações de risco para crianças e adolescentes do município. São vidas que clamam por proteção e cuidado urgente.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A conselheira Lourdes Bocca destaca o crescimento dessa demanda preocupante. “A denúncia é o primeiro passo para proteger quem não pode se proteger sozinho”, lembra ela com firmeza e sensibilidade. Cada ligação, cada relato, representa uma criança ou jovem que precisa de ajuda, acolhimento e segurança.

Publicidade

Entre os casos mais dolorosos estão os conflitos familiares, a negligência e a violência física, além das graves denúncias de possível abuso sexual. Situações que o Conselho enfrenta com máxima seriedade, sempre buscando o melhor para quem sofre.

“As situações que chegam até nós são analisadas com muito cuidado e, sempre que necessário, realizamos encaminhamentos para a rede de proteção do município. O trabalho é conjunto com outros órgãos de proteção e, em alguns casos, até mesmo com a Justiça”, explica Lourdes.

Quando a integridade dessas crianças está ameaçada, o Conselho não hesita em agir, registrando boletins de ocorrência e acionando o Ministério Público. Em casos mais graves, as medidas protetivas da Lei Henry Borel são acionadas, garantindo segurança e esperança às vítimas.

As soluções vão desde o cuidado por familiares próximos até o abrigo institucional, quando o ambiente familiar não oferece segurança. Lourdes reforça o papel vital da comunidade:

“O Conselho Tutelar tem papel essencial na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, mas esse trabalho só é possível com a participação da comunidade. Proteger a infância é dever de todos nós.”

Videira não está sozinha nessa luta. Dados do Ministério dos Direitos Humanos revelam que, em 2023, mais de 200 mil denúncias de violação contra crianças e adolescentes foram feitas no Brasil via Disque 100.

Para quem precisa, o Conselho Tutelar de Videira está aberto de segunda a sexta, das 8h às 17h, no telefone (49) 3090-2784. Fora desse horário, denúncias podem ser feitas pelo número de sobreaviso (49) 99120-9788.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Repórter Araceli Tomazi

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Sol volta a aparecer e temperaturas passam dos 30°C em SC

Depois de uma sequência de dias marcados pela chuva,...

Unoesc celebra 30 anos como Universidade

A Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) celebrou,...

Carboni Fiat Videira promove 6ª Operação Chave na Mão com 10 horas de ofertas

A Carboni Fiat Videira realiza no próximo sábado, 22...

Incêndio destrói casa de madeira em Matos Costa

Uma casa de madeira foi completamente destruída por um...

Carreta carregada com papel sai da pista e tomba na SC-355

Uma carreta carregada com papel saiu da pista e...

Caminhonete invade pista contrária e bate em carreta na SC-350, em Caçador

Um acidente de trânsito deixou uma pessoa ferida na...

Colisão frontal entre dois veículos deixa seis vítimas na SC-355, em Videira

Uma colisão frontal entre dois veículos deixou seis pessoas...

Propaganda eleitoral começa neste domingo (16) com novas regras para internet e IA

A propaganda eleitoral para as Eleições 2026 começa oficialmente...