Foto: Divulgação
Os coordenadores municipais de Proteção e Defesa Civil de onze municípios da região da Amarp se reuniram no Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres (CIGERD), em Caçador, no dia 6 de março, para uma capacitação e alinhamento das estratégias de atuação. Estiveram presentes representantes de Caçador, Fraiburgo, Iomerê, Lebon Régis, Matos Costa, Pinheiro Preto, Arroio Trinta, Calmon, Videira, Timbó Grande e Ibiam.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O Coordenador Regional, Paulo César Gaiovis, reforçou a importância do evento: “A Defesa Civil acontece nos municípios, os eventos ocorrem a nível municipal, e por isso é essencial estarmos preparados. Tivemos uma excelente participação, com 80% dos municípios da região presentes, o que demonstra o compromisso com a segurança da população.”
Durante o evento, foi destacada a relevância das atividades desempenhadas pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil. Também foram abordados diversos temas fundamentais para a gestão de riscos e desastres, incluindo o acesso ao Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), utilizado para registro de ocorrências, homologar decretos de situação de emergência e solicitar recursos para restabelecimento e reconstrução de áreas afetadas.
Veja também
Universidade da Terceira Idade abre inscrições para nova turma em Videira
Delas Day acontece em Caçador com palestra de Francine Pacheco
Câmara de Vereadores de Pinheiro Preto passa a transmitir sessões ao vivo
Outro ponto destacado foi a importância dos cursos online oferecidos pela Escola Virtual do Governo Federal e pela Secretaria Estadual de Proteção e Defesa Civil, capacitando os coordenadores para atuarem de forma mais eficiente em situações adversas.
A necessidade de atualização e adequação dos Planos de Contingência municipais também esteve em pauta, bem como a criação dos Grupos de Resposta e Ações Coordenadas (GRACs), que visam integrar os esforços municipais, estaduais e, em casos extremos, a participação da sociedade civil organizada. A premissa reforçada foi a de que “Defesa Civil Somos Todos Nós”.
Ao final da reunião, foi apresentada a demanda de participação dos coordenadores no seminário da mesorregião, que ocorrerá no dia 15 de abril de 2025, no Auditório Pinhão da UDESC, em Lages. O evento será uma oportunidade para que os representantes dos municípios das regionais de Caçador, Canoinhas, Curitibanos e Lages conheçam melhor os produtos e serviços oferecidos pela Secretaria Estadual de Proteção e Defesa Civil, além de possibilitar a retirada de dúvidas e aprimoramento das ações regionais.
A reunião também foi marcada pela posse da nova diretoria do Colegiado de Proteção e Defesa Civil da Amarp, com a seguinte composição:
Nossas Redes Sociais
Concórdia (SC) será o centro das atenções entre os dias 1º e 3 de maio…
Em sessão ordinária realizada na noite desta quarta-feira (30), a Câmara de Vereadores de Videira…
A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do Comando de Polícia Militar Rodoviária…
Os frequentes ataques provocados por cães abandonados voltaram a ser tema central na Câmara de…
A previsão do tempo para Santa Catarina indica a permanência de condições estáveis nesta quinta-feira…
Na última segunda-feira (28), Videira recebeu o evento “Sabores do Meio-Oeste”, promovido pela Abrasel, em…
This website uses cookies.