A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Videira participou, nesta quarta-feira (14), da 1ª reunião ordinária do Colegiado Regional de Proteção e Defesa Civil da AMARP, realizada na sede do CREA de Videira. O encontro foi conduzido pelos coordenadores estadual e regional do Colegiado de Proteção e Defesa Civil, com o objetivo de alinhar estratégias e discutir ações para fortalecer a gestão de desastres na região.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Durante a reunião, foram apresentadas orientações sobre o 2º Simulado Geral de Gestão de Desastres, previsto para ocorrer em todo o estado de Santa Catarina.
O primeiro simulado, realizado em maio do ano passado, envolveu diretamente o Grupo de Resposta de Ações Coordenadas de Videira, que inclui a
- Defesa Civil,
- Corpo de Bombeiros,
- Polícia Militar,
- Celesc,
- Samu,
- Cidasc,
- Visan e o
- Clube do Rádio Amador.
Veja também
Celesc explica erro em faturas que gerou confusão no estado
Inscrições para vagas temporárias do CBMSC vão até 19 de janeiro
Além de diversas secretarias municipais, como
- Obras e Projetos,
- Agricultura,
- Assistência Social,
- Saúde,
- Administração,
- Desenvolvimento Urbano,
- Educação e
- Comunicação.
Na ocasião do primeiro simulado, a ação reproduziu uma situação de inundação, que demandou a evacuação do bairro Oficina, considerado a área mais baixa, e a abertura de abrigo temporário para acolher os desalojados.

Além disso, foi ativado o Centro de Logística, localizado no Parque da Uva, para receber e distribuir ajuda humanitária, como cestas básicas, lonas, telhas e outros itens emergenciais.
Para o ano de 2026, o simulado será expandido para treinar o grupo diante de outros tipos de desastres climáticos, reforçando a capacidade de resposta e a integração entre os órgãos de segurança, saúde e assistência social do município.
O Colegiado Regional da AMARP reforça a importância do planejamento, da prevenção e do treinamento contínuo, garantindo que Videira e toda a região estejam preparados para enfrentar situações de emergência.




