Notícias

Desmatamento em Santa Catarina cai 39,9% em 2024

Santa Catarina se destacou mais uma vez na redução do desmatamento, de acordo com o recente estudo nacional divulgado na última quinta-feira (15). O Relatório Anual do Desmatamento no Brasil (RAD), elaborado pelo MapBiomas, apontou que, em 2024, o estado conseguiu reduzir a área desmatada em 39,9% em comparação ao ano anterior. Esse resultado coloca Santa Catarina como líder no combate ao desmatamento, alcançando uma impressionante redução de 79% nos últimos dois anos.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O dado se torna ainda mais significativo quando analisamos o bioma Mata Atlântica, que abrange todo o território catarinense. Este bioma foi o único entre os brasileiros que não registrou queda na área desmatada em 2024.

Pelo contrário, os dados do RAD revelaram que o desmatamento na Mata Atlântica permaneceu estável após uma drástica queda de 55% entre 2022 e 2023. Ou seja, o desempenho de Santa Catarina é superior ao registrado em todo o bioma.

Além disso, a redução no desmatamento no estado foi mais expressiva do que a média nacional. Em 2024, o Brasil alcançou uma redução de 32,4% na área desmatada, consolidando o segundo ano consecutivo de queda.

Este desempenho é um reflexo das políticas públicas eficazes implementadas no estado, como afirmou o governador Jorginho Mello:

“Nossas políticas públicas têm sido eficazes e o trabalho realizado pelos órgãos ambientais do Estado está fazendo a diferença. Seguiremos firmes nesse compromisso, conciliando crescimento econômico com preservação ambiental.”

Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA)

A presidente do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Sheila Meirelles, também atribuiu o sucesso ao trabalho sério e transparente da instituição e dos órgãos responsáveis pela fiscalização. Ela afirmou que a redução do desmatamento é resultado do esforço constante para aprimorar todas as atividades do órgão, desde a educação ambiental até a fiscalização.

“Temos buscado alternativas para o aperfeiçoamento constante de todas as atividades do órgão, sempre com o objetivo de prestar um serviço de excelência à população catarinense e cumprir as metas do Governo do Estado para a área ambiental”, declarou Sheila.

Além disso, a presidente do IMA destacou a importância do uso de tecnologias inovadoras que apoiam as atividades técnicas e ambientais no estado. Essas ações combinadas têm demonstrado que é possível avançar no desenvolvimento socioeconômico sem abrir mão da preservação ambiental.

Ainda esta semana, o Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, um levantamento realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), também apontou a redução do desmatamento em Santa Catarina.

No entanto, as taxas de redução indicadas pelos dois estudos variam devido a diferentes metodologias e recortes temporais. Enquanto o RAD considera o ano de 2024, o Atlas abrange o período de julho de 2023 a junho de 2024.

MapBiomas

O MapBiomas, responsável pelo RAD, é um projeto colaborativo que envolve ONGs, universidades, startups de tecnologia e laboratórios. Anualmente, o projeto divulga o Relatório Anual de Desmatamento, consolidando alertas e dados sobre a área desmatada, com imagens de alta resolução.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Silvia Helena Zatta

Recent Posts

Uniarp e Maice se unem por horta de ervas medicinais

O Hospital Maice de Caçador está investindo em uma alimentação mais natural e terapêutica com…

20 minutos ago

Semana do MEI tem atendimentos e palestras gratuitas em Videira

Se você deseja abrir um negócio, regularizar sua atividade ou já atua como Microempreendedor Individual…

28 minutos ago

Caminhada marca 18 de Maio em defesa de crianças em Caçador

Centenas de pessoas participaram na sexta-feira da caminhada alusiva ao 18 de Maio, Dia Nacional…

51 minutos ago

Milhares de fiéis participam da 33ª Romaria ao Santuário de Fátima em Fraiburgo

Milhares de fiéis participaram da 33ª Romaria Diocesana ao Santuário Nossa Senhora de Fátima, Mãe…

1 hora ago

Carlos Kreuz é eleito presidente do MDB de Caçador

O MDB de Caçador realizou neste domingo (18) na Câmara de Vereadores sua convenção partidária…

1 hora ago

INSS passará a exigir biometria para novos empréstimos consignados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou uma mudança importante que afeta aposentados e…

1 hora ago

This website uses cookies.