Ícone do site PortalRBV

Eclipse total vai deixar a Lua vermelha como fogo

Eclipse total vai deixar a Lua vermelha como fogo

Foto: Divulgação

No início da madrugada de 8 de setembro de 2025, um espetáculo astronômico irá encantar observadores ao redor do mundo. Trata-se de um eclipse lunar total, evento em que a Lua ficará totalmente vermelha por cerca de 82 minutos, ganhando a famosa coloração conhecida como “Lua de Sangue”.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Esse será o eclipse lunar mais longo do ano, segundo o portal especializado Space.com. O fenômeno será melhor visualizado por observadores localizados na Europa, África, leste da Austrália e Nova Zelândia.

O que é um eclipse lunar total?

De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o eclipse total da Lua ocorre quando Sol, Terra e Lua se alinham perfeitamente. A Lua atravessa a sombra projetada pela Terra, ficando completamente encoberta.

Durante esse alinhamento, a Terra bloqueia diretamente a luz solar. No entanto, parte dessa luz atravessa a atmosfera terrestre, adquirindo tonalidades avermelhadas ao atingir a superfície lunar. O efeito dá origem ao fenômeno chamado “Lua de Sangue”.

Por que a Lua fica vermelha durante o eclipse?

Mesmo em completa sombra, a Lua ainda recebe luz solar filtrada pela atmosfera da Terra. Essa filtragem afeta as cores visíveis.

Segundo a astrônoma Josina Nascimento, “a luz branca do Sol penetra na atmosfera e as cores azul e violeta são espalhadas pelos gases atmosféricos e, por isso, as tonalidades mais próximas do vermelho conseguem atravessar com maior facilidade, dando essa coloração à Lua”.

Essa explicação também é respaldada pelo Crea-RJ, que afirma: “a partir dessa coloração, o satélite natural da Terra recebe o nome ‘Lua de Sangue’.”

Eclipse será visível no Brasil?

Infelizmente, o Brasil não estará na área de visibilidade do eclipse. O fenômeno será exclusivo do hemisfério leste, e não poderá ser observado a olho nu por aqui.

Porém, os brasileiros poderão acompanhar o evento ao vivo por transmissões no YouTube ou redes sociais de canais especializados em astronomia.

Segundo a NASA, o próximo eclipse lunar total visível do território brasileiro está previsto para o dia 3 de março de 2026. Esse eclipse terá ampla visibilidade na América do Sul e do Norte, Oceania, partes da Ásia e o Pacífico.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Sair da versão mobile