Foto: Secom
A abertura de empresas em Santa Catarina cresceu 31% no primeiro trimestre de 2025 em comparação ao mesmo período do ano anterior. Com saldo de 42.453 novos CNPJs, o estado registrou o maior patamar da série histórica da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc).
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Em 2024, o saldo havia sido de 32.169 empresas. O avanço atual reflete o aquecimento da economia catarinense, impulsionada especialmente pelos setores de indústria, comércio e serviços. Ao todo, 83.541 empresas foram constituídas e 41.088 foram encerradas entre janeiro e março.
Segundo o governador Jorginho Mello, os números mostram a força do empreendedorismo em Santa Catarina. “Esses números refletem a força, a coragem e a determinação do nosso povo que é trabalhador. Além disso, o Governo do Estado investe muito para melhorar o ambiente de negócios, desburocratizando o Estado, ampliando os investimentos nas estradas, na segurança pública, nos portos e aeroportos. Isso faz a diferença”, destaca.
Veja também
Últimos dias para concorrer à Dupla de Páscoa com prêmio histórico de R$ 45 milhões
Cães e gatos agora podem ter RG Animal gratuito com validade nacional
Videira sediará jogos da Liga Nacional de Futsal em 2025
Setores que mais abriram empresas
Todos os setores da economia catarinense apresentaram saldo positivo no período. Os destaques foram:
Transporte e armazenagem: 5.943 novos CNPJs
Atividades administrativas: 5.298
Comércio e reparação de veículos: 5.242
Construção: 4.293
Indústria da transformação: 4.075
O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, atribui o crescimento ao bom momento econômico. “A economia de Santa Catarina está aquecida, o que aumenta a demanda principalmente no setor de serviços. Isso estimula a criação de novos negócios. Ao mesmo tempo, as micro e pequenas empresas têm registrado crescimento das vendas, o que é positivo. Com isso, a geração de empregos avança, garantindo mais oportunidades para os catarinenses”, afirmou.
MEIs lideram novas aberturas
Entre os 42.453 novos negócios, a maioria (36.200) são Microempreendedores Individuais (MEIs), refletindo a tendência de formalização de pequenos negócios. As empresas limitadas somaram 11.449 CNPJs, enquanto a categoria de Empresário Individual, que vem sendo gradualmente substituída pelos MEIs, teve saldo negativo de 5.349.
O desempenho coloca Santa Catarina como referência nacional em empreendedorismo, destacando a importância do ambiente favorável aos negócios e o protagonismo dos pequenos empreendedores.
Nossas Redes Sociais
A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado (19), indica a presença de muitas nuvens…
A Prefeitura de Caçador adota novo protocolo de risco na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).…
Homem atacado com motosserra morre no hospital. Ivanei de Almeida, de 42 anos, vítima de…
A Associação Empresarial de Caçador (ACIC) deu início esta semana a terceira turma do Programa…
Polícia Militar prende homem acusado de ameaças e furtos em Lebon Régis, no bairro Núcleo…
Neste sábado, 19 de abril, véspera da Páscoa, o comércio de Caçador estará aberto em…
This website uses cookies.