As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o Brasil estarão fechadas para atendimento presencial de quarta-feira, 28, a sexta-feira, 30, devido a melhorias programadas nos sistemas previdenciários gerenciados pela Dataprev, empresa responsável pela tecnologia da informação da Previdência Social.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A paralisação faz parte de um processo de modernização que visa garantir maior segurança, estabilidade e eficiência nos serviços prestados aos cidadãos.
Apesar da suspensão do atendimento presencial, os canais digitais continuam disponíveis até o dia 27. O site e aplicativo Meu INSS e a central telefônica 135 permanecem funcionando normalmente, oferecendo mais de 100 serviços, como agendamento de perícias, consulta de benefícios e emissão de extratos.
Entretanto, o INSS alerta que a partir das 19h do dia 27 até 31 de janeiro, tanto o Meu INSS quanto a central 135 ficarão temporariamente indisponíveis para manutenção.
Veja também
Adolescentes suspeitos de matar Orelha teriam tentado afogar outro cachorro em SC
INSS explica boato sobre o não pagamento de aposentadoria a quem não tem a nova identidade
Medidas para reduzir impactos aos cidadãos
Para minimizar os efeitos da suspensão, o INSS realizou atendimento extra no último final de semana, “com o objetivo de antecipar agendamentos e compensar a suspensão temporária do serviço presencial”.
Além disso, o instituto garantiu o reencaixe para os beneficiários que preferiram receber atendimento presencial em dias úteis, evitando prejuízos e garantindo que os serviços essenciais não sejam interrompidos.
Segundo o órgão, a modernização tecnológica é fundamental para permitir que os sistemas operem de forma mais ágil e segura, protegendo os dados pessoais dos segurados e facilitando o acesso a serviços importantes, como aposentadorias, pensões e auxílios.
O INSS reforça que os usuários devem programar suas demandas e, se possível, utilizar os canais remotos antes do início da manutenção.




