Rádios RBV

Menu

Alta de preços em setembro: IPCA tem maior variação para o mês desde 2021

O IPCA, que mede a inflação oficial do Brasil, subiu 0,44% em setembro.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do Brasil, subiu 0,44% em setembro. Essa variação é a maior para o mês desde 2021, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou os dados nesta quarta-feira (09).

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Os preços foram puxados principalmente pelo grupo de Habitação, que avançou 1,80%.

Neste grupo, os preços da energia elétrica residencial dispararam 5,36%, refletindo a mudança da bandeira tarifária.

Devido à grave seca, a bandeira mudou de verde para vermelha patamar 1, resultando em uma cobrança extra de R$ 4,46 a cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos.

Veja também

Além disso, o grupo de Alimentação e Bebidas também impactou a inflação, com alta de 0,50%.

A estiagem afetou as lavouras e a produção de carnes, acelerando os preços dos alimentos.

Em comparação, o resultado de setembro superou em 0,46 ponto percentual a deflação de 0,02% registrada em agosto.

Com esse aumento, a inflação acumulada nos últimos 12 meses atingiu 4,42%, um crescimento em relação aos 4,24% até agosto.

Em 2024, a inflação acumula alta de 3,31%. Apesar disso, o índice veio levemente abaixo das projeções do mercado financeiro, que esperavam um avanço de 0,46%.

Grupos do IPCA apresentam alta nos preços

Seis dos nove grupos analisados pelo IBGE apresentaram altas nos preços em setembro. O maior impacto veio do grupo de Habitação, com alta de 1,80%, gerando impacto de 0,27 ponto percentual no índice.

Essa alta se deve principalmente ao aumento de 5,36% na energia elétrica residencial. O gás de botijão também subiu, com uma alta de 2,40%.

Taxas de água e esgoto e gás encanado tiveram aumentos mais moderados de 0,08% e 0,02%, respectivamente.

No grupo de Alimentação e Bebidas, os preços subiram 0,50%, impactando o índice em 0,11 ponto percentual.

A alimentação no domicílio teve alta de 0,56%, após dois meses de queda, enquanto a alimentação fora do domicílio avançou 0,34%.

Altas nos preços de alimentos e carnes

As maiores altas nos alimentos em setembro foram notáveis, com limão subindo 30,41% e mamão 10,34%. Tangerina e laranja-pera também tiveram aumentos significativos, com 10,27% e 10,02%, respectivamente.

A alta nas carnes foi expressiva, com um aumento médio de 2,97%.

Denise Ferreira Cordovil, responsável pela pesquisa do IPCA, explicou que as altas nos alimentos foram diretamente impactadas pela seca.

A ausência de chuvas e o clima seco afetaram a pastagem, contribuindo para o aumento nos preços das carnes.

Impacto do grupo de Transportes e serviços

O grupo de Transportes teve alta de 0,14%, impulsionado pelo aumento de 4,64% nas passagens aéreas.

Embora a gasolina e o óleo diesel tenham registrado quedas de 0,12% e 0,11%, respectivamente, o etanol subiu 0,75%.

Em relação à inflação de serviços, houve uma desaceleração, passando de uma alta de 0,24% em agosto para 0,15% em setembro.

A redução foi influenciada pela queda nos preços de cinema, teatro e concertos, que recuaram 8,75%.

Monitorados e INPC

Os itens monitorados, cujos preços são definidos pelo setor público, avançaram 1,01% em setembro. A alta foi puxada pela energia elétrica residencial e gás de botijão.

Por fim, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) registrou alta de 0,48% em setembro. O INPC acumula alta de 3,29% no ano e de 4,09% nos últimos 12 meses.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações G1

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Celesc terá reajuste de 13,53% na conta de luz a partir de 22 de agosto

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) oficializou, na...

Previsão do Tempo: Santa Catarina ainda com possibilidade de temporais

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira...

Casal de influenciadores é preso com mais de 170 kg de drogas em SC

Uma operação de inteligência da Polícia Militar de Santa...

Obras interditam ponte de Santa Lúcia em Videira por 7 dias

A ponte localizada na comunidade de Santa Lúcia, interior...

Programas da Câmara de Vereadores de Videira

Confira abaixo os Programas da Câmara de Vereadores de...

Mais Lidas da semana

Identificado corpo encontrado no Rio do Peixe em Videira

Foi identificado como Ronmy José Rondón, 26 anos, o...

Previsão do Tempo: Santa Catarina ainda com possibilidade de temporais

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira...

Homem morre em confronto com a PM em Videira

Na madrugada desta sexta-feira (15), um homem de 43...

APAE de Videira realiza bazar com produtos apreendidos pela Polícia Federal

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)...

Morre o empresário Alcides Zandavalli aos 103 anos

Faleceu nesta sexta-feira (15) aos 103 anos, Alcides José...

Outros Tópicos Interessantes