Ícone do site PortalRBV

Após tarifaço dos EUA, SC fecha mais de 580 vagas nos setores de madeira e móveis

Após tarifaço dos EUA, SC fecha mais de 580 vagas nos setores de madeira e móveis

Foto: Reprodução/ND

O setor de madeira e móveis em Santa Catarina registrou o fechamento de 581 vagas de trabalho em julho, conforme dados do Novo Caged, compilado pelo Observatório FIESC. É a primeira estatística oficial que evidencia o impacto real do tarifaço dos Estados Unidos.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

“O fechamento de postos de trabalho no ramo é reflexo do contexto da imposição das tarifas de 50% sobre as exportações brasileiras e mostra o impacto da medida sobre as indústrias do setor, grandes exportadoras para o mercado norte-americano”, destacou Gilberto Seleme, presidente da FIESC.

Em julho de 2024, o setor de madeira e móveis teve desempenho positivo, com criação de 127 empregos com carteira assinada.

Apesar dessa queda, a indústria catarinense registrou saldo positivo de 1,0 mil vagas no mesmo mês. No panorama geral da economia, Santa Catarina gerou 2,8 mil novos empregos formais em julho.

Criação de vagas

No acumulado do ano até julho de 2025, a indústria liderou a criação de vagas, com 43 mil postos abertos, dentro dos 83 mil empregos formais gerados em todo o estado. Contudo, esse resultado ainda representa 8,6 mil vagas a menos do que no mesmo período de 2024.

Dentro da indústria, a construção civil puxou o desempenho, com saldo positivo de 601 vagas.

A economista Tainara Venâncio, do Observatório FIESC, apontou que, “apesar da resiliência dessa atividade, as restrições ao acesso à crédito motivadas pelo aumento da Selic contribuíram para o arrefecimento das contratações frente a julho de 2024, quando a atividade gerou 906 empregos”.

Outros segmentos que mantiveram saldo positivo foram alimentos e bebidas, com 468 vagas criadas, e o setor têxtil, confecção, couro e calçados, com 366 novas oportunidades em julho.

No setor de serviços, o mês teve geração expressiva de 1,8 mil vagas, enquanto o comércio criou 60 empregos. Já a agropecuária apresentou saldo negativo de 114 vagas.

De janeiro a julho de 2025, foram geradas 33 mil vagas em serviços, 6,7 mil no comércio e 258 na agropecuária.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Sair da versão mobile