Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Biometria será obrigatória para manter benefícios do INSS; saiba como cadastrar

Daniela Islongo, do setor de emissão de RG da Prefeitura de Tangará, tira duvidas

O governo federal determinou que a biometria será obrigatória para aposentados, pensionistas e beneficiários de programas sociais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS). A medida, prevista para entrar em vigor em novembro, tem como objetivo aumentar a segurança e reduzir fraudes nos pagamentos.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Segundo Daniela Slongo, do setor de emissão de RG da prefeitura de Tangará, quem já possui a Carteira de Identidade Nacional (CIN) com biometria ou outro documento oficial com impressão digital, como CNH ou cadastro do TSE, já está parcialmente regularizado.

Publicidade

“Quem já é aposentado, recebe pensão ou outro benefício, não precisa se preocupar imediatamente, porque ainda não há prazo definido para todos”, explica.

A prioridade é para quem irá solicitar um novo benefício, aposentadoria ou auxílio. Para essas pessoas, a biometria será exigida de forma imediata.

Daniela reforça a importância da calma: “Estamos atendendo muitos cidadãos, e algumas filas chegam a uma hora. Pedimos que aposentados e idosos venham com tranquilidade, evitando aglomeração e garantindo um atendimento seguro.”

Para realizar o cadastro, é necessário apresentar documentos como certidão de nascimento ou casamento em bom estado, CPF e, quando aplicável, certidão com verbação de divórcio ou óbito do cônjuge.

  • O procedimento pode ser feito de três maneiras:
  • Digitalmente, pelo portal ou aplicativo Meu INSS, utilizando reconhecimento facial;
  • Presencialmente, nas agências do INSS;
  • CRAS e unidades itinerantes, que atendem principalmente municípios do interior, ampliando a acessibilidade.

Estima-se que mais de 150 milhões de brasileiros já possuam a biometria cadastrada em alguma base oficial.

O cadastro será feito de forma gradual, conforme cronograma do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), garantindo que ninguém perca o acesso aos benefícios.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Repórter Sabrina Cordeiro

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Colisão fronto-lateral na BR-282 deixa crianças feridas em Campos Novos

Um acidente de trânsito mobilizou equipes de resgate na...

Santa Catarina consolida 6ª maior economia do país e se destaca no Sul

Os novos dados do Produto Interno Bruto (PIB) nacional,...

Calor acima da média e alerta para temporais marcam a segunda-feira em SC

O calor persistente acima da média segue influenciando o...

Mais Lidas da semana

Jovem morre após colisão entre carro e caminhão em Fraiburgo

Na madrugada desta terça-feira (23), por volta das 3h59,...

Identificado jovem que morreu em grave acidente na SC-355 em Fraiburgo

Foi identificado como Kauan Giorgie Rodrigues Zimermann, de 25...

Pai é morto e filho fica ferido em ataque a facão em cachoeira de SC

Um ataque violento registrado na tarde de quinta-feira (25)...

PMSC lança processo seletivo para Soldado Temporário com vagas na região

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) está com...

Cavalo solto na pista provoca acidente na SC-355 em Fraiburgo

Um acidente de trânsito envolvendo um animal de grande...

Outros Tópicos Interessantes