O Brasil e o Peru assinaram um novo acordo de comércio bilateral nesta terça-feira (05), facilitando a entrada de produtos de ambos os países. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e o embaixador peruano Rómulo Acurio firmaram o acordo, que permite a exportação de maçãs brasileiras ao Peru e a importação de citros peruanos pelo Brasil. Antes, o Peru adquiria maçãs exclusivamente do Chile, mas agora o Brasil se torna o segundo país com acesso a esse mercado.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Fávaro destacou a importância de uma relação comercial equilibrada. “A boa relação comercial é aquela em que vendemos e compramos. Este ato de hoje representa esse equilíbrio”, afirmou o ministro.
O embaixador peruano classificou a assinatura como um dia “histórico”, encerrando uma espera de três anos sem novos acordos de acesso a produtos entre os países.
Após o evento de assinatura, Fávaro e a delegação peruana discutiram estratégias para ampliar as oportunidades de escoamento da produção agrícola brasileira.
Veja também
Como escolher o adubo para suas plantas? Veja dicas
Anvisa libera uso de medicamentos à base de cannabis para animais
Um dos tópicos foi o Porto de Chancay, projeto financiado pelo governo chinês no Peru, que promete reduzir distâncias e facilitar exportações.
O Brasil, que é o maior parceiro comercial da China na América Latina, pode se beneficiar da proximidade do Porto de Chancay para exportar produtos como soja, milho, carne bovina e frango.
Fávaro pontuou que essa conexão direta com o Pacífico agilizará o transporte das exportações brasileiras para a Ásia, especialmente para a China.
Portal RBV nas redes sociais