Caçador deve decretar emergência econômica devido a crise da cebola

Produtores e representantes de entidades estiveram com o prefeito Alencar Mendes para falar da queda no preço do produto e o risco econômico no município

Uma reunião realizada no gabinete do prefeito Alencar Mendes, em Caçador, debateu a situação crítica enfrentada pelos produtores de cebola do município. O encontro reuniu representantes da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Caçador, produtores rurais e cooperativas, que apresentaram a preocupação com a forte queda nos preços da safra.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A presidente da associação, Angela Paviani, destacou que o momento é delicado para a economia local, já que a cebola é a segunda maior cultura agrícola do município. Segundo ela, apesar da manutenção das áreas plantadas e do aumento de produtividade nos últimos anos, o excesso de oferta no mercado tem pressionado os valores pagos aos produtores.

Publicidade

“Sem dúvida alguma, é um momento bastante delicado para a economia desses produtores, haja visto o excesso de produção pelos mercados externos, que tem esse elevado volume de produto, e nós precisamos, de certa forma, nos organizar para dar esse suporte, esse apoio aos nossos produtores, buscando alternativas para que se possa viabilizar a atividade agrícola aqui na nossa região”, afirmou.

De acordo com Angela, estados como Minas Gerais e Goiás têm registrado grandes volumes de produção, além da entrada de cebola da Argentina, o que provoca uma enxurrada de mercadorias disponíveis e derruba os preços. “O produtor rural não está conseguindo sequer pagar o custo da produção”, pontuou.

Diante do cenário, a principal reivindicação apresentada ao Executivo é a decretação de situação de emergência econômica. A medida serviria como respaldo para que os agricultores possam renegociar dívidas e financiamentos junto às instituições bancárias, especialmente porque os pagamentos começam a vencer já no próximo dia 25.

O prefeito Alencar Mendes reconheceu a gravidade da situação e afirmou que, embora não se trate de um problema causado por intempéries, como granizo ou seca, o impacto econômico é significativo. Segundo ele, a crise não atinge apenas Caçador, mas toda a região e o estado de Santa Catarina.

“Vamos fazer toda a análise jurídica, mas muito provavelmente seja publicado um decreto de emergência econômica na questão dessa produção da cebola aqui no município de Caçador”, declarou.

O objetivo é formalizar o reconhecimento da situação para facilitar a renegociação de prazos, juros e financiamentos, além de buscar apoio do Governo do Estado para possíveis linhas de crédito, subsídios ou medidas de suporte ao setor.

O tema também deve ser levado para discussão regional na próxima reunião da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (AMARP), marcada para sexta-feira (20). Alencar, que encerra seu mandato como presidente da entidade nesta reunião, afirmou que pretende reforçar a necessidade de uma mobilização conjunta dos municípios que têm na cebola uma fatia importante da economia.

Com a possível publicação do decreto no Diário Oficial do Município, a expectativa é que os produtores tenham respaldo formal para iniciar imediatamente as negociações com os bancos e buscar alternativas para manter a atividade agrícola ativa em Caçador.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | com informações Flávio Henrique

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Cão desaparecido há 5 meses reencontra família

Um reencontro improvável transformou uma rotina comum em uma...

Serra Catarinense registra primeira geada do outono

A Serra Catarinense amanheceu com paisagens cobertas por uma...

Urutaus atraem olhares em cidades da região

Um visitante inusitado tem despertado a curiosidade de quem...

Hunters Caçador tem jogos em casa pelo Estadual de Basquete

A equipe Hunters Caçador tem jogos neste sábado, 11...

Agricultura de baixo carbono avança no Brasil e alia produção com sustentabilidade

A busca por reduzir os impactos ambientais da agropecuária...

PM caçadorense de folga auxilia na prisão de suspeitos de homicídio

Na madrugada de domingo (5) uma ocorrência de homicídio...

Trabalhador morre após ser atingido por pinheiro

Um grave acidente de trabalho resultou na morte de...