Os consumidores de Santa Catarina terão um alívio no orçamento nos próximos meses. A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) anunciou, nesta quarta-feira (22), uma redução de 4,21% nas tarifas de água e esgoto. A nova tarifa entra em vigor a partir das leituras realizadas em dezembro de 2025, e será refletida nas faturas com vencimento em janeiro de 2026.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A medida, aprovada oficialmente pelas agências reguladoras ARESC, ARIS, AGIR e CISAM-SUL, traz um impacto direto positivo no bolso dos catarinenses.
Essas agências são responsáveis por fiscalizar e regular os serviços de saneamento no estado, garantindo que decisões como essa tragam benefícios à população.
Segundo o presidente da Casan, Edson Moritz, o desconto foi possível graças ao controle financeiro adotado pela companhia nos últimos anos.
Veja também
Vote e ajude a APAE de Videira a construir uma sala multissensorial
Casa Resgatando Vidas amplia apoio e acolhimento às famílias em Videira
“A estimativa era recuperar em 24 meses, mas, com a reestruturação e ações de gestão, foi possível aplicar esse desconto aos consumidores seis meses antes”, explicou Moritz.
Além disso, os consumidores serão informados oficialmente por meio de um comunicado enviado junto às contas de água e esgoto, a partir de novembro de 2025.
A medida marca o encerramento de um ciclo iniciado em 2020, quando a Lei Estadual 18.025/2020 suspendeu reajustes tarifários devido à pandemia da Covid-19.
Essa redução simboliza não apenas o equilíbrio financeiro da Casan, mas também um retorno de confiança e responsabilidade com os usuários.
Ao antecipar o benefício, a companhia demonstra um esforço em reconhecer a importância do saneamento com tarifas justas e acessíveis.