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Catarinenses pretendem gastar R$ 1.659 em média no Black Friday

Black Friday 2025: Catarinenses pretendem gastar R$ 1.659 em média

Foto: Chico Escolano/EPTV

A Black Friday 2025, marcada para 28 de novembro, movimenta o comércio de Santa Catarina. Pesquisa da Fecomércio SC indica que a intenção de consumo dos catarinenses cresceu 12% em relação ao ano passado, alcançando R$ 1.659 em média. Florianópolis lidera os gastos, com previsão de até R$ 3.986, o maior valor entre as cidades pesquisadas.

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Segundo o presidente da Fecomércio, Hélio Dagnoni, a alta no consumo está ligada à recuperação da confiança das famílias no estado.

“Após quatro meses de queda, a Intenção de Consumo das Famílias voltou a crescer em outubro. Além disso, 37,2% das famílias afirmaram esperar consumir mais nos próximos meses, e 86% disseram que sua situação financeira está igual ou melhor em relação ao ano passado”, explica Dagnoni.

“Na pesquisa, os consumidores afirmaram que o principal objetivo da Black Friday é adquirir novos produtos para a casa e para a família. De fato, o que notamos é que as compras da Black Friday são muitas vezes planejadas. O consumidor tem interesse por determinado item e começa a monitorar os preços. Por fim, acaba aproveitando as promoções para fazer a compra. É um perfil que temos observado com cada vez mais frequência”, acrescenta o presidente.

Produtos mais procurados

Entre os produtos mais procurados estão

Perfumes, cosméticos e artigos para casa têm menor participação, enquanto informática, joias e turismo somam menos de 2,5% do total.

Tiquete médio

O tíquete médio varia conforme a categoria:

Entre os meios de pagamento, o cartão de crédito parcelado lidera (27,2%), seguido pelo Pix (25,5%) e dinheiro em espécie (14,9%).

A internet será o principal canal de compras, escolhida por 43% dos consumidores, incluindo e-commerce e redes sociais. Comércio de rua (40,5%) e shoppings completam a preferência dos compradores.

Florianópolis e Joinville lideram os gastos do estado, com média de R$ 3.986 e R$ 2.099, respectivamente. Edilene Cavalcanti, economista da Fecomércio, destaca a familiaridade das cidades maiores com a dinâmica da Black Friday e a melhora na percepção financeira: “Quase metade dos entrevistados (48%) afirmou que suas finanças estão melhores do que no mesmo período do ano passado, enquanto apenas 13% consideram sua situação pior”.

Pesquisa de preços

A pesquisa também mostra que

A reputação das lojas influencia as compras, com 27,1% avaliando experiências anteriores e 20,8% confiando na marca.

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