Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Catarinenses usarão 13º salário para quitar dívidas, aponta Fecomércio

31% dos entrevistados afirmam que vão poupar ou investir

Quitar dívidas acumuladas e poupar ou investir o que for possível foram as principais escolhas dos catarinenses para o 13º salário de 2025. Essa foi a conclusão de uma pesquisa realizada pela Fecomércio SC com 2.100 entrevistados em sete cidades do estado.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Dos participantes, 35% afirmaram que usarão o benefício para saldar compromissos financeiros antigos.

Publicidade

A segunda resposta mais citada, com 31%, foi poupar ou investir parte do valor do 13º salário. Esses dados mostram uma postura mais cautelosa diante do cenário econômico atual.

Outras opções mencionadas foram viagens e lazer (11,7%), compras de presentes de fim de ano (10,9%), aproveitar promoções durante a Black Friday e o Natal (7,3%) e reformar ou fazer pequenas melhorias na residência (4,3%).

O presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, explicou que os números refletem o momento de alta inadimplência em Santa Catarina.

Ele lembrou que um levantamento recente apontou 32,9% das famílias com contas em atraso em outubro, maior percentual desde 2010, quando teve início a série histórica. A média histórica é de 22%.

“O catarinense está mais cauteloso. Os dados indicam que, quem puder, vai saldar suas dívidas. E a outra grande parte vai poupar ou investir essa renda extra de fim de ano. Dessa maneira, há um impacto no varejo, pois mostra que as pessoas não estão tão dispostas assim a consumir. Mais uma vez, precisamos ressaltar que a política de manter os juros altos por muito tempo está causando danos à economia”, afirmou Dagnoni.

O levantamento também apontou que 9,7% das famílias afirmam não ter condições de quitar dívidas em atraso.

Além disso, a percepção de endividamento aumentou: a soma de consumidores que se declaram muito ou mais ou menos endividados subiu de 29,2% para 39,1%, enquanto os pouco endividados recuaram de 42,7% para 31,3%.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Fecomércio

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Mulher é vítima de sequestro relâmpago durante assalto em Capinzal

Uma mulher de 49 anos viveu momentos de terror...

Castelo de pedras construído por pai e filho encanta cidade de SC

Uma pequena cidade do Sul de Santa Catarina abriga...

Influenciador Henrique Maderite morre aos 50 anos

O influenciador digital Henrique Maderite morreu aos 50 anos...

Bairro Nossa Senhora Salete ganhará nova praça

A Nova praça do bairro Nossa Senhora Salete está...

Comércio de Caçador atende em horário especial neste sábado

O comércio de Caçador atende em horário estendido até...

Mais Lidas da semana

Suspeitos de furtos no comércio de Videira são presos

A Polícia Militar de Videira prendeu, na tarde desta...

Homem é morto a tiros em Rio das Antas

Um homem de 61 anos foi encontrado morto a...

Queda de árvore provoca morte de trabalhador em Rio das Antas

Na tarde desta terça-feira, 3 de fevereiro de 2026,...

Forte temporal com granizo assusta moradores de Videira e Iomerê

O município de Videira e Iomerê enfrentaram um...

Vereador Bainho é eleito novo presidente da Câmara de Caçador

O vereador do Partido Liberal (PL), Jonatas Maia (Bainho),...

Outros Tópicos Interessantes