Menu

Catarinenses usarão 13º salário para quitar dívidas, aponta Fecomércio

31% dos entrevistados afirmam que vão poupar ou investir

Quitar dívidas acumuladas e poupar ou investir o que for possível foram as principais escolhas dos catarinenses para o 13º salário de 2025. Essa foi a conclusão de uma pesquisa realizada pela Fecomércio SC com 2.100 entrevistados em sete cidades do estado.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Dos participantes, 35% afirmaram que usarão o benefício para saldar compromissos financeiros antigos.

- Publicidade -

A segunda resposta mais citada, com 31%, foi poupar ou investir parte do valor do 13º salário. Esses dados mostram uma postura mais cautelosa diante do cenário econômico atual.

Outras opções mencionadas foram viagens e lazer (11,7%), compras de presentes de fim de ano (10,9%), aproveitar promoções durante a Black Friday e o Natal (7,3%) e reformar ou fazer pequenas melhorias na residência (4,3%).

O presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, explicou que os números refletem o momento de alta inadimplência em Santa Catarina.

Ele lembrou que um levantamento recente apontou 32,9% das famílias com contas em atraso em outubro, maior percentual desde 2010, quando teve início a série histórica. A média histórica é de 22%.

“O catarinense está mais cauteloso. Os dados indicam que, quem puder, vai saldar suas dívidas. E a outra grande parte vai poupar ou investir essa renda extra de fim de ano. Dessa maneira, há um impacto no varejo, pois mostra que as pessoas não estão tão dispostas assim a consumir. Mais uma vez, precisamos ressaltar que a política de manter os juros altos por muito tempo está causando danos à economia”, afirmou Dagnoni.

O levantamento também apontou que 9,7% das famílias afirmam não ter condições de quitar dívidas em atraso.

Além disso, a percepção de endividamento aumentou: a soma de consumidores que se declaram muito ou mais ou menos endividados subiu de 29,2% para 39,1%, enquanto os pouco endividados recuaram de 42,7% para 31,3%.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Publicidade
Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Fecomércio

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Publicidade

Outros Tópicos Interessantes

Últimas Notícias

Mascote do Jasc homenageia goleiro Danilo, herói da Chape

O mascote oficial dos Jogos Abertos de Santa Catarina...

Dentista e auxiliar são presos por fraude no ponto eletrônico com uso de dedo de silicone

Uma denúncia recebida pela Prefeitura de Schroeder revelou um...

Apenas 56% dos alunos da rede pública de SC se inscreveram no Enem 2025

Os dados do Enem 2025 revelam, pelo segundo ano...

Justiça manda soltar líder do Comando Vermelho capturado em SP

A Justiça do Rio de Janeiro determinou, no domingo...

Grave acidente na BR-282 resulta em morte de motorista de 53 anos

Um grave acidente tirou a vida de um motorista...

Mais Lidas da semana

Motorista de aplicativo morto a tiros em Videira é cremado

O motorista de aplicativo Valtemir da Silva, de 49...

Ciclone extratropical provoca tempestades intensas na sexta e sábado em SC

Entre sexta-feira (7) e sábado (8), a formação de...

Identificada vítima de acidente na SC-350 em Caçador

Foi identifica a vítima fatal de acidente ocorrido na...

Mulher de Videira fica presa aos pedais em acidente na SC-355 e é resgatada

Na manhã desta quinta-feira, o Trem de Socorro do...

Nova imagem de Nossa Senhora surge em tronco de pinus em SC

Um novo episódio de fé chamou atenção em Santa...
Publicidade