Ícone do site PortalRBV

Celesc e sindicato voltam a negociar com apoio do MPT nesta quinta-feira

Celesc e sindicato voltam a negociar com apoio do MPT nesta quinta-feira

Foto: Celesc

Nesta quinta-feira, 25 de setembro, a Celesc e o Sindicato dos Trabalhadores Eletricitários (Intercel) realizam uma nova reunião em Florianópolis. O encontro acontece na sede administrativa da estatal e tem como objetivo discutir a mediação da greve por parte do Ministério Público do Trabalho (MPT), conforme solicitação do próprio sindicato.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A paralisação chegou ao terceiro dia nesta quarta-feira (24). Desde terça-feira (23), o movimento é acompanhado de perto pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

A atuação do órgão busca garantir que o atendimento à população, especialmente em áreas afetadas por temporais e um tornado no último domingo (21), não seja prejudicado.

Segundo o Intercel, mais de 90% dos trabalhadores aderiram ao movimento grevista. Já a Celesc afirma que a adesão gira em torno de 64%.

A principal reivindicação dos eletricitários é a valorização salarial e a garantia de igualdade de direitos entre todos os profissionais da companhia.

A empresa declarou em nota que respondeu à correspondência enviada pelo sindicato na última segunda-feira (23). No documento, a entidade sindical informava a rejeição da proposta apresentada pela empresa e confirmava a continuidade da paralisação.

Como resposta, a Celesc reforçou a importância de se encerrar a greve para avançar nas negociações:

“de forma produtiva e equilibrada, visando à construção de um acordo que contemple de maneira justa os trabalhadores e garanta a qualidade dos serviços prestados à população catarinense”.

Proposta da Celesc aos trabalhadores

A proposta apresentada pela Celesc, segundo a própria estatal, contempla “melhorias concretas nos benefícios e nas condições de trabalho”. Entre os principais pontos estão:

Reajuste salarial com base no índice da inflação;

Atualização dos auxílios pelos mesmos índices;

Ampliação do valor do vale-alimentação;

Concessão de um vale-alimentação extra no início de 2026.

Ainda assim, os trabalhadores rejeitaram a proposta e mantiveram a greve até nova negociação, marcada para esta quinta-feira.

A Celesc confirmou oficialmente a reunião:

“A Celesc informa que, às 10h desta quinta-feira (25), na Sede Administrativa da Celesc, realizará reunião a pedido do sindicato da Intercel. O objetivo da reunião é tratar da mediação do Ministério Público do Trabalho (MPT), pedido feito pelo próprio sindicato, referente ao processo negocial do Acordo Coletivo de Trabalho 2025/2026”.

O que diz o sindicato

Ao portal NSC Total, o sindicato reforçou que, mesmo com a retomada das conversas, a greve segue firme:

“Continua todo mundo paralisado, mas amanhã a gente vai retomar as negociações. A partir deste momento, a gente pode ter algum desdobramento. Mas, por enquanto, a novidade é que nos chamaram para sentar de novo, tentar chegar a um acordo e encerrar o movimento de greve”.

Acompanhamento do MPSC e garantia de serviços

Na terça-feira, o Ministério Público de Santa Catarina se reuniu com representantes da empresa para avaliar os impactos da greve. A Celesc garantiu que os atendimentos de urgência continuam normalmente e que não haverá cortes de energia durante o movimento.

“Os call centers estão funcionando para receber os interesses dos consumidores. Então, se você tiver algum problema, ele pode ser resolvido por eles ou mesmo pelos totens de algumas agências que estão abertas conforme a regulamentação da concessionária”, afirmou a promotora de Justiça Priscila Teixeira Colombo.

Canais de atendimento da Celesc durante a greve

Mesmo com a greve, consumidores têm acesso aos seguintes canais de atendimento:

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Sair da versão mobile