Celesc prorroga prazo para Corredor Elétrico Catarinense, nova data para a instalação das 20 novas estações, nas cidades catarinense, finaliza em março.
A Celesc prorrogou para o dia 8 de março o prazo para inscrição na Chamada Pública em busca de parceiros para a instalação de 20 novas estações de recarga do Corredor Elétrico Catarinense.
As inscrições devem ser feitas pelo site https://ped.celesc.com.br/chamadas-publicas, onde também é possível obter mais informações sobre o programa.
Os parceiros escolhidos deverão seguir critérios técnicos quanto ao entorno dos eletropostos, zelar por sua manutenção e se atentar às questões de infraestrutura, como as adequações civis e elétricas.
Em contrapartida, os selecionados participarão do processo de definição de modelos de negócios, que proporcionará retorno financeiro no futuro. O edital foi lançado no último dia 8, e o prazo original de inscrições iria até esta quarta-feira (28).
Veja também
Celesc reforça dicas para economia de energia
Santa Catarina realiza mais de 1,7 mil transplantes em 2023
“As novas estações representam mais tecnologia para acompanhar os novos modelos de veículos elétricos e híbridos que estão sendo lançados no Brasil e vão aumentar a autonomia de quem circula com esses veículos por vias catarinenses. Os parceiros selecionados nesta Chamada Pública também participarão do refinamento da análise e da estruturação de um modelo de negócio que viabilize a operação de cobrança por esse serviço, de forma justa”, afirma o gerente de Eficiência Energética da Celesc, Thiago Jeremias.
Estão previstas a instalação de 20 estações de recarga com diferentes capacidades: semirrápidas (carregamento em até 23 kW por conector, com tempo de carregamento de 80% de um veículo entre 3 e 8 horas), rápidas (carregamento de até 60 kW, com carregamento entre 30 e 40 minutos) e ultrarrápidas (carregamento de até 120 kW, em cerca de 15 minutos).
Confira abaixo as cidades de interesse, com respectivos modelos, para essas parcerias:
- Blumenau: estação semirrápida
- Brusque: estação semirrápida
- Caçador: estação semirrápida
- Chapecó: estação rápida
- Florianópolis: estação rápida
- Itapema: estação rápida
- Joinville: estação ultrarrápida
- Mafra: estação semirrápida
- Palhoça: estação semirrápida
- Rio do Sul: estação rápida
- São José: estações rápida e semirrápida
- Santa Cecília: estação rápida
- Urubici: estação semirrápida
- Videira: estação semirrápida
Corredor Elétrico
Santa Catarina conta com uma das maiores rotas eletrificadas do Brasil, com mais de 1.500 quilômetros de estradas equipadas com estações de recarga de veículos elétricos e híbridos.
Atualmente, 34 destas estações já estão instaladas, entre semirrápidas (com tempo de carregamento de 80% de um veículo entre 3 e 8 horas) e rápidas (entre 30 e 40 minutos).
Este avanço coloca o estado como pioneiro na promoção da mobilidade elétrica no país.