Cidade de SC decreta emergência econômica por crise da cebola

A cebola, principal produto da cidade, está sendo vendida abaixo do custo de produção, prejudicando especialmente os agricultores familiares

Ituporanga, conhecida nacionalmente como a “Terra da Cebola”, no Alto Vale do Itajaí, declarou situação de emergência econômica devido à queda histórica nos preços da cebola, produto que sustenta grande parte da economia local. O decreto foi publicado pela prefeitura no dia 5 de fevereiro de 2026 e reconhece oficialmente a grave situação enfrentada pelos produtores rurais.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Segundo a administração municipal, o preço pago atualmente pela cebola está abaixo do custo de produção, provocando prejuízos significativos, principalmente para os agricultores familiares, que dependem diretamente dessa cultura para gerar renda.

Publicidade

A queda nos valores compromete a renda das famílias e impacta a economia de Ituporanga, que tem na cebolicultura uma das principais fontes de empregos, comércio e serviços.

Ituporanga é reconhecida como um dos maiores polos produtores de cebola do Brasil, com safras que movimentam não só a agricultura, mas também o comércio local e a cadeia de serviços da região.

A produção elevada, embora importante para consolidar a cidade como líder em cebola em Santa Catarina, acabou pressionando ainda mais os preços, gerando a crise atual.

Com o decreto de emergência econômica, a prefeitura passa a ter autorização para implementar medidas administrativas excepcionais, incluindo

  • a priorização de políticas públicas voltadas ao setor,
  • revisão de prazos administrativos,
  • ampliação de programas de apoio à produção,
  • acesso facilitado a crédito e
  • renegociação de dívidas dos produtores.

Além disso, a medida permite articular apoio junto aos governos estadual e federal e a instituições financeiras, buscando auxílio técnico e financeiro e criando novos programas de manutenção da atividade rural.

A validade inicial da situação de emergência é de 180 dias, podendo ser prorrogada conforme avaliação da Secretaria Municipal de Agricultura, responsável pelo monitoramento do setor.

Em nota, a prefeitura ressaltou que o objetivo da medida é garantir a sustentabilidade da produção, proteger os produtores e minimizar os impactos sociais e econômicos da crise.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações ND Mais

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Sônia Bridi retorna às origens em evento histórico

A noite da última sexta-feira (27) não foi apenas...

Operação Aequus fiscaliza mais de 100 postos e combate preços abusivos em Santa Catarina

Uma força-tarefa coordenada pela Polícia Rodoviária Federal e pelo...

Estado investe em inovação e parcerias para fortalecer a ovinocaprinocultura

Santa Catarina avança no fortalecimento da ovinocaprinocultura ao investir...

Imposto de Renda 2026: prazo para declaração já começou e exige atenção

Os brasileiros já podem enviar a declaração do Imposto...

Fim de semana terá sol e calor com chance de temporais

O fim de semana em Santa Catarina será marcado...

Motorista fica ferido após capotamento na SC-335

O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado na tarde...

Escorpiões mais venenosos da América do Sul invadem praia famosa de SC

A presença de escorpiões tem gerado preocupação em áreas...

Videira é confirmada como sede da Copa Sul de Handebol

Videira acaba de receber uma excelente notícia para o...