Economia

Combustíveis e gás de cozinha aumentam em Caçador e Fraiburgo

Combustíveis e gás de cozinha aumentaram de acordo com os dados pesquisados pela Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp) em um comparativo entre julho e agosto. Em pesquisa contínua realizada através do curso de Administração e financiada com recursos do Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP), levantou-se o preço dos combustíveis e do gás de cozinha no mês de agosto nos municípios de Caçador e Fraiburgo.

A pesquisa, realizada pela UNIARP e coordenada pelo professor Leandro Hupalo e executada pela bolsista Graciolina Esquincá Wisser, adota metodologia similar à utilizada pela ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis que, semanalmente, afere o preço dos combustíveis e do gás de cozinha em diversos municípios do país.

Combustíveis e gás de cozinha aumentam

Entre os combustíveis pesquisados que registraram maior aumento de preço em relação ao mês anterior, o destaque em Caçador foi o diesel que apresentou aumento de 18,27% e, em Fraiburgo, o destaque foi a gasolina comum com uma elevação de 11,89%. Ainda em relação ao mês anterior, o gás de cozinha apresentou aumento de 2,77% em Caçador e de 9,31% em Fraiburgo.

Foi possível encontrar, entre os estabelecimentos pesquisados, uma significativa variação de preço entre alguns combustíveis. É o caso do etanol hidratado em Caçador com uma variação de até 12,42%, bem como em Fraiburgo, com uma variação de até 11,66%. O mesmo foi observado para o gás de cozinha, que apresentou variação de 23,85% em Caçador e 26,36% em Fraiburgo, demonstrando que é possível fazer economia a partir de uma pesquisa de preços.

Veja outras notícias de Caçador

Acadêmicos de Jornalismo realizam atividade nos Bombeiros Voluntários

Cesta Básica apresenta aumento de 7% em Caçador

Como comparação, o caçadorense que consumiu um tanque gasolina comum (50 litros) em agosto gastou aproximadamente R$ 295,50. Já o fraiburguense, nas mesmas condições, gastou cerca de R$ 301,50. Em ambos os casos, o gasto de combustível comprometeu mais de 22% do salário-mínimo vigente.

Nos últimos doze meses a gasolina comum apresentou uma variação acumulada de 2,07% em Caçador e de 5,72% em Fraiburgo. Já o gás de cozinha, na mesma comparação, apresentou uma variação acumulada de -9,75% em Caçador e de 9,31% em Fraiburgo.

Cabe ressaltar que, embora possa ter ocorrido variação de preço dos combustíveis e do gás de cozinha durante o mês de agosto, os preços coletados pelos pesquisadores referem-se aos últimos dias do mês.

CONFIRA A TABELA

Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais:

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Alessandro

Recent Posts

Câmara de Videira discute alteração na taxa de lixo nesta terça-feira (08)

Na noite desta terça-feira, 8 de abril, ocorre mais uma sessão ordinária da Câmara de…

25 minutos ago

Caçador abre inscrições para o Bolsa Atleta 2025

A Prefeitura de Caçador abriu as inscrições para o programa Bolsa Atleta 2025. Os interessados…

54 minutos ago

Revitalização da Rua Carlos Sperança segue nesta semana

A Prefeitura de Caçador, por meio do IPPUC, dá continuidade nesta semana às obras de…

1 hora ago

Concurso Público: Vagas abertas em Videira, Salto Veloso e mais

Diversas cidades de Santa Catarina estão com inscrições abertas para concursos públicos durante o mês…

1 hora ago

Datafolha: 52% dos brasileiros defendem prisão de Jair Bolsonaro

Uma pesquisa realizada pelo Datafolha e divulgada nesta terça-feira, 8 de abril, revela que 52%…

2 horas ago

Empresa diz ter dado vida a espécie extinta há 10 mil anos

A Colossal Biosciences, empresa focada na reabilitação de espécies extintas, anunciou na segunda-feira (07) um…

2 horas ago

This website uses cookies.